RELATOS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS JUNTO AOS ESTUDANTES DO EMITEC/BA E NO IFBA – CAMPUS SEABRA/BA QUE LEVARAM A PERMANÊNCIA E CONTINUIDADE NOS ESTUDOS
Palavras-chave:
Educação Científica, Experiências Estudantis, Processos Formativos;, Tecnologias EducacionaisResumo
O presente texto tem como centralidade o debate referente ao relato de duas experiências formativas no ensino médio, desenvolvidas no Estado da Bahia, tendo como recorte cronológico o período de 2019 a 2021. O objetivo geral consiste em apresentar duas experiências de processos formativos que levaram a permanência e continuidade nos estudos aos estudantes do EMITEC/BA e no IFBA. Considerando que este artigo é resultado de duas pesquisas em nível de doutoramento, as abordagens de ambas as pesquisas foram quali-quantitativas com uso de questionários semiabertos para coleta de dados de estudantes, para as análises desenvolvidas. Para esse artigo foi utilizada a mesma metodologia, porém com um recorte voltado para as questões relativas as experiências formativas, com pesquisa participante e documental, ambos com estudo de caso e revisão bibliográfica. Como resultados foram observados que a Educação Científica e a aprendizagem colaborativa são abordagens que devem fazer parte do planejamento didático, permitindo interações, participações, além de fomentar o pensamento autônomo e crítico nos estudantes, levando-os a construção do conhecimento.