AUDIODESCRIÇÃO COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
SABERES E APRENDIZAGENS TECIDAS NA DOCÊNCIA INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE
Palavras-chave:
Audiodescrição, Dispositivo didático-pedagógico, Docência inclusiva, AcessibilidadeResumo
Esta escrita emerge das inquietações e buscas, enquanto professoras do Campus XI da UNEB, que acolhe estudantes com Necessidades Educativas Especiais e nos desafiam à construção de práticas inclusivas e de acessibilidade. No contexto dos desafios vivenciados, adotamos as seguintes questões norteadoras: Como tomar a audiodescrição como dispositivo didático-pedagógico para proporcionar uma docência inclusiva no contexto da universidade? Que saberes e aprendizagens são construídos nesse processo? A partir de tais indagações, demarcamos como objetivo geral da escrita “compreender a audiodescrição como dispositivo didático-pedagógico e suas implicações na construção de saberes e aprendizagens tecidas na docência inclusiva na universidade”. É uma escrita referenciada por Libâneo (2013); Zanyck (2020) Franco (2016); Pozzobon (2022); Mota (2010), dentre outros. Os resultados apontam que a audiodescrição potencializa a aprendizagem de pessoas com NEE, mas temos um longo caminho a percorrer para aprendermos a aplicá-la em sala de aula e para ampliar a discussão em torno dela em outros espaços pedagógicos.