OFICINAS PSICOEDUCATIVAS
PROMOVENDO DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES ENTRE POESIA, EMOÇOES E SENTIMENTOS
Palavras-chave:
Emoções; Literatura; Poesia; Oficinas psicoeducativasResumo
Escrevemos a várias mãos e apresentamos, neste artigo, os resultados de uma ação interventivo-colaborativa, com viés de pesquisa, que teve como questão norteadora: de que forma podemos construir atividades por meio literário que favoreçam a compreensão das emoções e sentimentos pelas crianças? Justificou-se por compreender a importância do papel da escola na construção de processo psicoeducativo voltado para a constituição do sujeito gestor das próprias emoções, haja vista a complexa situação vivida por muitas crianças em idade escolar, quanto aos processos de adoecimentos psicossociais, inclusive impulsionados pelo fenômeno da pandemia do Covid 19 que deixou profundas e negativas sequelas no psicológico das crianças. O objetivo geral foi: refletir sobre as potencialidades da linguagem poética como dispositivo favorecedor da comunicação e compreensão das emoções fomentando a criação de oficina psicoeducativa com ênfase na poesia como forma de exteriorização das vivências e entendimentos pelas crianças sobre as emoções e sentimentos. Os objetivos específicos: Identificar potencialidades da linguagem poética como dispositivo para trabalhar as emoções; descrever ações construídas durante a oficina psicoeducativa voltadas para o trabalho com as emoções; narrar demandas vivenciadas pelas crianças na questão da exteriorização das emoções. A metodologia que orientou o estudo foi de abordagem qualitativa, sendo o tipo de estudo a pesquisa de campo, de caráter exploratório, de cunho colaborativo propondo a efetivação de oficina pedagógica envolvendo os atores sociais colaboradores do estudo: psicólogo, pedagogos e crianças escolarizadas em uma escola pública. Dialogamos com os autores: Zilberman (1988); Lyra (1986); Almeida (2007); Goleman (2001), Relvas (2019) dentre outros. O estudo possibilitou a compreensão da importância da articulação do trabalho interdisciplinar junto ao psicólogo escolar e os professores, fomentando oficinas psicoeducativas como dispositivos mediadores de ações voltadas para compreensão das emoções e sentimentos, evidenciando a necessidade urgente para que as escolas sistematizem ações psicoeducativas de modo a contribuir com a construção da inteligência emocional das crianças.