A DIVERSIDADE DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS
: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁXIS PIBIDIANA
Palavras-chave:
Alfabetização e letramento. Gêneros textuais. PIBIDResumo
O presente artigo versa sobre o processo de alfabetização e letramento, considerando a importância do uso de gêneros textuais em práticas pedagógicas a partir de observações e intervenções feitas por bolsistas, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Assim como, reflete e considera a importância da experiência do programa para o desenvolvimento da teoria e da prática nos anos iniciais de docência através da interligação entre a Universidade e escola. A partir da realização da proposta investigativa e didática, e de acordo com a perspectiva do programa, o estudo esteve embasado em uma proposta de pesquisa de abordagem qualitativa ao decorrer de intervenções realizadas em três momentos distintos no mês de abril, nos dias 13, 14 e 18 do ano de 2023, na Escola Municipal Professora Vilma Brito Sarmento em Jequié - Bahia, com uma turma de ano 1 - Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, do turno vespertino. Para embasamento teórico, foram utilizados
autores como: Kelli Damer Pogorzeski (2010), Magda Soares (2003, 2020), Mikhail Bakhtin (1992), Marianne Cavalcante (2007), Silmara Coelho (2010) José Carlos Libâneo (1993), dentre outros. A pesquisa retrata as práticas de leitura, como uma possibilidade de vivenciar a práxis pedagógica na educação dos anos iniciais, bem como um momento de aproximação da realidade de construção e ampliação do conhecimento. Igualmente, percebe-se que, os gêneros textuais são recursos didáticos que auxiliam o processo de leitura e escrita dos estudantes, inclusive na construção social e cultural, para que isso aconteça é necessário o acesso à diferenciados textos, visto que os gêneros textuais estão ligados ao desenvolvimento do senso crítico, reflexivo e investigativo dos estudantes.