COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA NO ÂMBITO DA ESCOLA DO CAMPO

ESTUDO INSPIRADO NA PERSPECTIVA DO ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Adailma de Araújo Souza
  • Selma Barros Daltro de Castro

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica. Educação Escolar Quilombola. Identidade Quilombola.

Resumo

Articular o trabalho da coordenação pedagógica com a educação escolar quilombola é uma tarefa, ao mesmo tempo, necessária e desafiadora. A questão de pesquisa propõe-se a investigar como tem se apresentado a discussão sobre as práticas da coordenação pedagógica e a sua inserção para o fortalecimento da identidade quilombola no periódico Revista Brasileira de Educação do Campo, entre os anos de 2018 e 2023? Como objetivos foram definidos: a) apresentar  elementos inciais de uma articulação entre coordenação pedagógica e a educação escolar quilombola; b) mapear e analisar as produções existentes e disponíveis na Revista Brasileira de Educação do Campo sobre coordenação pedagógica e educação escolar quilombola. Fundamenta-se em: Lima (2011); Caldart, Kolling, Cerioli (2002); Almeida e Nascimento (2022); Carril (2017). O estudo adota uma abordagem qualitativa, inspirada no Estado do Conhecimento (EC). Os resultados apontam que, na plataforma Sucupira, há uma revista com o título Educação do Campo, de Qualis A4, com apenas dois artigos entre os anos de 2018 a 2023 com título Educação Escolar Quilombola, mas, que não trazem aspectos sobre a Coordenação Pedagógica. Registra-se ainda que há uma invisibilidade científica na área da educação do campo nas produções, pois não foram encontradas revistas com esse título na classificação Qualis A1, A2, A3.

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Publicado

03.12.2024