PEDAGOGICAL COORDINATION AND THE STRENGTHENING OF QUILOMBOLA IDENTITY WITHIN THE RURAL SCHOOL

STUDY INSPIRED BY THE PERSPECTIVE OF THE STATE OF KNOWLEDGE

Authors

  • Adailma de Araújo Souza
  • Selma Barros Daltro de Castro

Keywords:

Coordenação pedagógica. Educação Escolar Quilombola. Identidade Quilombola.

Abstract

Articular o trabalho da coordenação pedagógica com a educação escolar quilombola é uma tarefa, ao mesmo tempo, necessária e desafiadora. A questão de pesquisa propõe-se a investigar como tem se apresentado a discussão sobre as práticas da coordenação pedagógica e a sua inserção para o fortalecimento da identidade quilombola no periódico Revista Brasileira de Educação do Campo, entre os anos de 2018 e 2023? Como objetivos foram definidos: a) apresentar  elementos inciais de uma articulação entre coordenação pedagógica e a educação escolar quilombola; b) mapear e analisar as produções existentes e disponíveis na Revista Brasileira de Educação do Campo sobre coordenação pedagógica e educação escolar quilombola. Fundamenta-se em: Lima (2011); Caldart, Kolling, Cerioli (2002); Almeida e Nascimento (2022); Carril (2017). O estudo adota uma abordagem qualitativa, inspirada no Estado do Conhecimento (EC). Os resultados apontam que, na plataforma Sucupira, há uma revista com o título Educação do Campo, de Qualis A4, com apenas dois artigos entre os anos de 2018 a 2023 com título Educação Escolar Quilombola, mas, que não trazem aspectos sobre a Coordenação Pedagógica. Registra-se ainda que há uma invisibilidade científica na área da educação do campo nas produções, pois não foram encontradas revistas com esse título na classificação Qualis A1, A2, A3.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-12-03