Sobre a Revista

A Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade é um periódico trimestral, temático. Publicado pela Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade), publica artigos científicos na área de Educação. Data do ano de 1992, sendo que a partir do ano 2001,  passa a chamar Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Tem como principal objetivo a publicação de artigos científicos inéditos. Recebe artigos, ensaios, documentos em fluxo contínuo. A revista publica artigos em português, inglês e espanhol.

Edição Atual

v. 34 n. 79 (2025): Educação Superior, democratização, acesso e permanência
					Visualizar v. 34 n. 79 (2025): Educação Superior, democratização, acesso e permanência
Publicado: 2025-09-29

Editorial

  • Editorial

    Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
    12
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p12

Apresentação

  • Apresentação

    Edineide Jezine, Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
    13-15
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p13-15

Dossiê Temático 79

  • Clase Social y Acceso a La Universidad un análisis de los factores de clase social comparados con el mérito académico

    Alícia Villar Aguilés, Francesc J. Hernàndez i Dobon
    16-27
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p16-27
  • Financeirização na educação superior privada e o controle empresarial por meio da pedagogia de mercado

    Tarcisio Pereira, Mário Luiz Neves de Azevedo
    28-41
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p28-41
  • Perfil Socioeconômico de Ingressos e a Relação com a Permanência em Curso Superior

    Edineide Jezine, Belmiro Gil Cabrito
    42-56
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p42-56
  • Cultura da Permanência e Gestão de Cursos na Democratização da Educação Superior

    Ana Maria de Albuquerque Moreira, Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
    57-76
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p57-76
  • Evasão e Retenção no Ensino Superior: ampliando a compreensão teórico-metodológica

    Cassiano Caon Amorim, Uyguaciara Veloso Castelo Branco, José Jorge Lima Dias Júnior
    77-96
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p77-96
  • O perfil socioeconômico dos estudantes ingressantes à Universidade Federal Fluminense

    Renata Souza
    97-113
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p97-113
  • Perfil e Trajetória dos Egressos do Curso de Pedagogia da Unifesp (2010-2022)

    Maria Angelica Minhoto, Celia Maria Benedicto Giglio, Cristiane Fairbanks
    114-135
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p114-135
  • Ensino Superior e Democratização análise exploratória dos percursos e recursos de carreira dos estudantes

    José Nuno Teixeira, Leonor L. Torres, Sílvia Monteiro
    136-157
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p136-157
  • Acesso, Permanência e Inovação na Universidade a parresia de projetar outros modos

    Marcello Ferreira, Braian Veloso
    158-173
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p158-173
  • Indicadores de Ações Afirmativas e Acessibilidade na Pós-Graduação no Norte do Brasil

    Tatiane Castro dos Santos, Amélia Maria Araújo Mesquita
    174-190
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p174-190
  • A Construção da Educação Superior Brasileira: (des)caminhos entre a exclusão e a democratização

    Júlia de Moura Martins Guimarães, Teodoro Adriano Costa Zanardi
    191-210
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p191-210
  • Os Estudantes Quilombolas na UFRRJ: entre o direito do acesso e o desafio da permanência

    Carina Elisabeth Maciel, Olivia Chaves de Oliveira
    211-226
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p211-226
  • Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior pela ótica docente e discente.

    Katiuscia Cristina Vargas Antunes , Patrícia Sá de Almeida Tavella, Nádia Ferreira de Faria Braga
    227-243
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p227-243
  • Trajetórias de Estudantes com Deficiência, Transtornos e Superdotação e Suas Interfaces com a Permanência

    Fernando Malange, Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, Daniele dos Santos Lopes da Silva
    244-256
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p244-256
  • Experiências Discentes acesso e permanência de neurodivergentes no espaço universitário

    Willian Falcão Lopes, Márcia Gerailde, José Karam-Filho
    258-276
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p258-276
  • Representações Sociais da Tutoria Inclusiva na UFRN: inclusão e permanência na graduação

    Ricelle Fernandes, Elda Melo
    277-292
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p277-292

Estudos

  • Escrevivências de Mulheres Negras Rappers um olhar sobre suas narrativas através do rap

    Carla Liane Nascimento Dos Santos, Renata Alves Dos Santos
    294-310
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n79.p294-310
Ver Todas as Edições

ISSN 2358-0194