Jovens Voluntários(as) em um Cursinho Popular Universitário

os sentidos da experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p270-287

Palavras-chave:

jovens; cursinhos populares; extensão universitária; movimentos sociais; ações coletivas.

Resumo

Este artigo aborda as experiências de jovens que atuaram como voluntários(as) em um cursinho popular de uma universidade pública. Ele se baseia em dados de uma pesquisa sobre as trajetórias, os contextos de vida, as vivências e os significados que esses(as) jovens atribuíam à sua atuação nessa experiência de extensão universitária. A análise partiu da discussão de referências teóricas acerca da Sociologia da Juventude e da experiência social. A metodologia da pesquisa foi organizada em três fases: levantamento do corpus documental dos cursinhos populares na universidade, aplicação de questionários de cunho qualitativo e entrevistas narrativas semiestruturadas. No que se refere aos resultados, os relatos permitiram compreender como a experiência no cursinho repercutiu na trajetória dos(as) jovens. Como uma atividade extensionista, constatou-se a potencialidade do projeto como prática educativa que incidia sobre valores, visões de mundo e projetos de atuação profissional.

 

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Biografia do Autor

Izabella Rodrigues Alves, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG e Santa Luzia/MG

Mestre em Educação pela UFMG. Graduada em Geografia Licenciatura pela UFMG. Professora de geografia nas redes municipais de educação dos municípios de Belo Horizonte/MG e Santa Luzia/MG. Integrante do Observatório da Juventude da UFMG. Pesquisa juventudes, educação popular, cursinhos populares e trabalho juvenil.

Geraldo Magela Pereira Leão, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação pela UFMG. Graduado em Filosofia pela UFMG. Professor Titular da Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisador do Observatório da Juventude da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisa juventudes, ações coletivas juvenis e jovens e processos educativos escolares e não-escolares.

Symaira Poliana Nonato, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora e Mestre em Educação pela UFMG. Graduada em Pedagogia. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora geral do programa de extensão, ensino e pesquisa Observatório da Juventude da Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisa juventude, trabalho juvenil, metodologia de trabalho com jovens e processos educativos escolares e não escolares.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-13

Como Citar

RODRIGUES ALVES, I.; MAGELA PEREIRA LEÃO, G.; POLIANA NONATO, S. Jovens Voluntários(as) em um Cursinho Popular Universitário: os sentidos da experiência. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 270–287, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p270-287. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20525. Acesso em: 18 dez. 2024.