Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Autoria: Os textos não devem exceder a três autores, a não ser em caso de estudos multicêntricos que devem ser indicados como tal no resumo e na metodologia e serão aceitos conforme avaliação discricionária de pertinência por parte dos editores.

    A revista publica preferencialmente textos cujos autores são doutores. Mestres, mestrandos e doutorandos podem enviar artigos em coautoria com seus orientadores. Mestres poderão enviar artigos em coautoria com outros doutores, além de seus orientadores, quando o artigo não for relacionado a sua dissertação. Excepcionalmente, a critério dos editores, considerada a relevância do texto para a Área de Educação, os editores poderão aceitar a submissão de texto de autores cuja maior titulação seja mestrado sem coautoria com doutores. Estudantes de graduação ou autores cuja maior titulação seja graduação ou especialização não são aceitos como coautores

    As contribuições individuais de cada autor devem ser listadas em um documento separado, enviado como arquivo suplementar. Não poderá ser aceita a inclusão de autor depois da submissão do texto ou alteração da ordem de autoria. A ordem de autoria deve refletir o grau de contribuição dos autores e não poderá ser alterada depois da submissão.

     

  • Metadados obrigatórios: No formulário de submissão, devem ser incluídos, obrigatoriamente em português, inglês e espanhol, e opcionalmente em francês, os dados a seguir:

    a) título do artigo; opção pela seção temática, estudos ou documentos;

    b) nomes de todos os autores conforme citação na Plataforma Lattes;

    c) minibiografia (títulos acadêmicos do maior para o menor, filiação institucional, vinculação a grupo de pesquisa e programa de pós-graduação, temática de interesse investigativo;

    d)endereço institucional do autor de correspondência;

    e) telefones dos autores;

    f) e-mail de todos os autores;

    g) titulação principal;

    h)instituição a que pertence(m)

    i) cargo que ocupa(m);

    j) grupo de pesquisa.

  • Título, resumo e palavras-chave devem ser cadastrados no sistemas e enviados no manuscrito, em português, inglês e espanhol obrigatoriamente. As palavras-chave devem ser retiradas do Thesaurus do INEP.

    Cada versão do resumo deve conter no máximo 1000 caracteres, incluindo objetivo, método, resultados e conclusão.

    Após cada versão do resumo, devem ser incluídas as palavras-chave no respectivo idioma do resumo, cujo número desejado é de, no mínimo três e, no máximo, cinco.

    Atenção: cabe aos autores entregar traduções de boa qualidade. Traduções ruins resultarão em devolução ou rejeição sumária do artigo.

  • Estrutura do artigo: Em que pese a liberdade para organizar as seções do artigo submetido à revista, os textos enviados para avaliação devem conter: introdução, apresentando temática, escopo, objetivos da pesquisa; fundamentação teórica na qual são apresentadas as categorias teóricas enfrentadas na pesquisa; metodologia, seção em que são apresentados o método e os procedimentos da pesquisa; resultados, seção na qual são discutidos e analisados os achados da pesquisa; conclusão referências. A revista recebe, avalia e publica textos originais em português, inglês, francês, espanhol e italiano.

  • As figuras, gráficos, tabelas ou fotografias (em formato TIFF ou JPG, em alta resolução - 300 dpi), devem ser incluídas no corpo do manuscrito e podem ser submetidas também como arquivo suplementar.

    Quando apresentadas em separado, devem ter indicação dos locais onde devem ser incluídas, ser tituladas e apresentar referências de sua autoria/fontes.

    Devem seguir a Norma de apresentação tabular, estabelecida pelo Conselho Nacional de Estatística e publicada pelo IBGE em 1979.

  • As Referências devem constar no manuscrito conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As referências devem considerar a literatura mais atual, bem como os clássicos da temática abordada. O sistema de citação adotado por este periódico é de autor-data de acordo com a NBR 10520 de 2003, revisada e atualizada em 1 de julho de 2023. Quando disponíveis, URL e DOI devem ser informados nas referências.

    Observe as recomendações de normalização da revista.

  • As notas numeradas devem vir no rodapé da mesma página em que aparecem, assim como os agradecimentos, apêndices e informes complementares.
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word ou OpenOffice (.doc ou .odf).

  • Encaminhamento e Apresentação dos Textos

    Os artigos devem ter, no máximo, 70 mil caracteres com espaços e, no mínimo, 40 mil caracteres com espaço.

    Os títulos devem ter no máximo 90 caracteres com espaços. O texto deve conter título, resumo e palavras-chave obrigatoriamente tem português, inglês e espanhol. O texto deve ser apresentado seguindo a estrutura de um artigo científico (introdução, fundamentação teórica, metodologia, resultados, conclusão e referências). As seções poderão ter

    • letra: Times New Roman 12
    • tamanho da folha A4
    • margens 2,5
    • espaçamento 1,5
    • paragráfo justificado
  • Procedimentos éticos

    O artigo encaminhado deve conter em rodapé na primeira página informações sobre a observação de procedimentos éticos durante a realização da pesquisa que deu origem ao texto apresentado


  • Originalidade e caráter inédito dos artigos

    O artigo a ser  publicado na Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade deve ser  inédito, não tendo sido publicado parcial ou integralmente em nenhum outro meio de divulgação científica.

    A Revista da FAEEBA utiliza o Software Antiplágio CopySpider, para detectar plágio nos artigos submetidos à revista.

  • Os autores devem colocar seu ORCID (Open Researcher and Contributor ID) no momento em que submeterem seu artigo a Revista da FAEEBA.

    Registre-se através do link https://orcid.org/ 

     ORCID  código alfanumérico que identifica exclusivamente cientistas e outros autores académicos e contribuidores e os diferencia de quaisquer outros pesquisadores.

     O link(URL) do Lattes deve ser informado.
  • Ao iniciar a submissão,no Passo 1 em: " Comentários para o editor", os autores devem informar para qual Dossiê Temático o artigo está sendo direcionado.
  • A Revista recebe e publica apenas um texto por autor em cada volume, seja na condição de autor principal, seja na condição de coautor

    É necessário o espaço de um ano, ou, seja quatro números para que o autor volte a submeter e publicar na Revista da FAEEBA.

  • Revisão e Normalização: Os originais enviados para avaliação devem estar em conformidade com a norma urbana de prestígio e as normas de produção de texto científico da ABNT. Este item impacta a avaliação dos originais submetidos. É de responsabilidade exclusiva dos autores a submissão de artigos com revisão de língua portuguesa e conforme as normas técnicas da Revista. Os originais devem conter título, resumo e palavras-chave obrigatoriamente em português, inglês e espanhol (e opcionalmente em francês). Para publicação, todos os textos serão submetidos à revisão textual e normalização por profissional habilitado que deverá assumir a responsabilidade pela revisão e normalização do texto mediante declaração e seu nome constará como responsável técnico. É vedada a indicação de autor do texto como revisor e normalizador.

Diretrizes para Autores

Os autores são convidados a conferir todos os itens das normas para publicação antes de encaminhar os textos. 

Qualquer informação que permita aos avaliadores a identificação dos autores deve ser suprimida antes do envio. Acesse este link para aprender a remover dados de identificação ocultos nos arquivos do Microsoft Word.

O original deve ser submetido segundo a norma urbana de prestígio da língua escolhida na submissão (português, espanhol, inglês, francês ou italiano), normalizado em conformidade com as ABNT.

Atualizado em 06/10/2022

Dossiê Temático 82

Dossiê Temático n. 82 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável

Organização: Prof.ª Dr.ª Giovanna del Gobbo (Università degli Studi Firenze),Prof.ª Dr.ª Célia Tanajura Machado (Universidade do Estado da Bahia),Prof. Dr. Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque (Universidade do Estado da Bahia)

Ementa:

A ciência da educação exerce papel estruturante na formação da cidadania, articulando-se de forma colaborativa e interdisciplinar com diferentes campos do saber. A pesquisa colaborativa emerge como um dispositivo transformador nos processos formativos e nas práticas educativas, ao integrar saberes tradicionais, tecnologias emergentes e demandas sociais. As conexões construídas nesse processo ultrapassam fronteiras geográficas e culturais, aproximando territórios diversos — das cidades globais aos povos tradicionais — por meio de redes de conhecimento e de cooperação.

Neste cenário, a gestão educacional e as políticas públicas ganham destaque, especialmente quando desenvolvidas sob os princípios da participação democrática, da equidade e da transparência. O planejamento estratégico em contextos educacionais, aliado à atuação de coletivos, instituições e comunidades, contribui para o fortalecimento de políticas educacionais efetivas e socialmente referenciadas. Este dossiê propõe uma reflexão crítica sobre o papel da pesquisa em educação no fortalecimento da gestão pública, no desenvolvimento local sustentável e na construção de uma educação comprometida com valores humanistas e a justiça social.

Eixos Temáticos

A partir dessa abordagem integradora, humanista e multirreferencial, propõem-se os seguintes eixos temáticos para submissão de artigos ao dossiê:

  1. Educação e Projetos Colaborativos Inovadores
    Políticas educacionais para formação inicial e continuada de professores e experiências pedagógicas inovadoras, gestão educacional com vistas a desenvolver metodologias colaborativas, redes de pesquisa e práticas educacionais interinstitucionais.
  2. Gestão da Educação e Políticas Públicas Participativas
    Gestão educacional democrática, planejamento estratégico em sistemas de ensino, formulação e avaliação de políticas públicas, modelos de financiamento, participação social, promoção da equidade e da transparência na gestão pública da educação.
  3. Desenvolvimento Local Sustentável e Formação Humanista
    Educação para a sustentabilidade, práticas formativas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, cooperativismo, saberes locais, representações sociais, preservação do patrimônio cultural e gestão comunitária de recursos.

Palavras-chave: Gestão. Políticas Educacionais. Sustentabilidade. Desenvolvimento Local..

Prazo de submissão: 02 de novembro de 2025.

 

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