Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
Autoria: Os textos não devem exceder a três autores, a não ser em caso de estudos multicêntricos que devem ser indicados como tal no resumo e na metodologia e serão aceitos conforme avaliação discricionária de pertinência por parte dos editores.
A revista publica preferencialmente textos cujos autores são doutores. Mestres, mestrandos e doutorandos podem enviar artigos em coautoria com seus orientadores. Mestres poderão enviar artigos em coautoria com outros doutores, além de seus orientadores, quando o artigo não for relacionado a sua dissertação. Excepcionalmente, a critério dos editores, considerada a relevância do texto para a Área de Educação, os editores poderão aceitar a submissão de texto de autores cuja maior titulação seja mestrado sem coautoria com doutores. Estudantes de graduação ou autores cuja maior titulação seja graduação ou especialização não são aceitos como coautores
As contribuições individuais de cada autor devem ser listadas em um documento separado, enviado como arquivo suplementar. Não poderá ser aceita a inclusão de autor depois da submissão do texto ou alteração da ordem de autoria. A ordem de autoria deve refletir o grau de contribuição dos autores e não poderá ser alterada depois da submissão.
-
Metadados obrigatórios: No formulário de submissão, devem ser incluídos, obrigatoriamente em português, inglês e espanhol, e opcionalmente em francês, os dados a seguir:
a) título do artigo; opção pela seção temática, estudos ou documentos;
b) nomes de todos os autores conforme disponível na Plataforma Lattes;
c) minibiografia (títulos acadêmicos do maior para o menor, filiação institucional, vinculação a grupo de pesquisa e programa de pós-graduação, temática de interesse investigativo;
d)endereço institucional do autor de correspondência;
e) telefones dos autores;
f) email de todos os autores;
g) titulação principal;
h)instituição a que pertence(m)
i) cargo que ocupa(m);
j) grupo de pesquisa.
-
Título, resumo e palavras-chave devem ser cadastrados no sistemas e enviados no manuscrito, em português, inglês e espanhol obrigatoriamente. As palavras-chave devem ser retiradas do Thesaurus do INEP.
Cada versão do resumo deve conter no máximo 1000 caracteres, incluindo objetivo, método, resultados e conclusão.
Após cada versão do resumo, devem ser incluídas as palavras-chave no respectivo idioma do resumo, cujo número desejado é de, no mínimo três e, no máximo, cinco.
Atenção: cabe aos autores entregar traduções de boa qualidade. Traduções ruins resultarão em devolução ou rejeição sumária do artigo.
-
Estrutura do artigo: Em que pese a liberdade para organizar as seções do artigo submetido à revista, os textos enviados para avaliação devem conter: introdução, apresentando temática, escopo, objetivos da pesquisa; fundamentação teórica na qual são apresentadas as categorias teóricas enfrentadas na pesquisa; metodologia, seção em que são apresentados o método e os procedimentos da pesquisa; resultados, seção na qual são discutidos e analisados os achados da pesquisa; conclusão referências. A revista recebe, avalia e publica textos originais em português, inglês, francês, espanhol e italiano.
-
As figuras, gráficos, tabelas ou fotografias (em formato TIFF ou JPG, em alta resolução - 300 dpi), devem ser incluídas no corpo do manuscrito e podem ser submetidas também como arquivo suplementar.
Quando apresentadas em separado, devem ter indicação dos locais onde devem ser incluídas, ser tituladas e apresentar referências de sua autoria/fontes.
Devem seguir a Norma de apresentação tabular, estabelecida pelo Conselho Nacional de Estatística e publicada pelo IBGE em 1979.
-
As Referências devem constar no manuscrito conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As referências devem considerar a literatura mais atual, bem como os clássicos da temática abordada. O sistema de citação adotado por este periódico é de autor-data de acordo com a NBR 10520 de 2003, revisada e atualizada em 1 de julho de 2023. Quando disponíveis, URL e DOI devem ser informados nas referências.
Observe as recomendações de normalização da revista. - As notas numeradas devem vir no rodapé da mesma página em que aparecem, assim como os agradecimentos, apêndices e informes complementares.
-
O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word ou OpenOffice (.doc ou .odf).
-
Encaminhamento e Apresentação dos Textos
Os artigos devem ter, no máximo, 70 mil caracteres com espaços e, no mínimo, 40 mil caracteres com espaço.
Os títulos devem ter no máximo 90 caracteres com espaços. O texto deve conter título, resumo e palavras-chave obrigatoriamente tem português, inglês e espanhol. O texto deve ser apresentado seguindo a estrutura de um artigo científico (introdução, fundamentação teórica, metodologia, resultados, conclusão e referências). As seções poderão ter
- letra: Times New Roman 12
- tamanho da folha A4
- margens 2,5
- espaçamento 1,5
- paragráfo justificado
-
Procedimentos éticos
O artigo encaminhado deve conter em rodapé na primeira página informações sobre a observação de procedimentos éticos durante a realização da pesquisa que deu origem ao texto apresentado
-
Originalidade e caráter inédito dos artigos
O artigo a ser publicado na Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade deve ser inédito, não tendo sido publicado parcial ou integralmente em nenhum outro meio de divulgação científica.
-
Os autores devem colocar seu ORCID (Open Researcher and Contributor ID) no momento em que submeterem seu artigo a Revista da FAEEBA.
Registre-se através do link https://orcid.org/
ORCID código alfanumérico que identifica exclusivamente cientistas e outros autores académicos e contribuidores e os diferencia de quaisquer outros pesquisadores. O link(URL) do Lattes deve ser informado. - Ao iniciar a submissão,no Passo 1 em: " Comentários para o editor", os autores devem informar para qual Dossiê Temático o artigo está sendo direcionado.
-
A Revista recebe e publica apenas um texto por autor em cada volume, seja na condição de autor principal, seja na condição de coautor
É necessário o espaço de um ano, ou, seja quatro números para que o autor volte a submeter e publicar na Revista da FAEEBA. -
Revisão e Normalização: Os originais enviados para avaliação devem estar em conformidade com a norma urbana de prestígio e as normas de produção de texto científico da ABNT. Este item impacta a avaliação dos originais submetidos. É de responsabilidade exclusiva dos autores a submissão de artigos com revisão de língua portuguesa e conforme as normas técnicas da Revista. Os originais devem conter título, resumo e palavras-chave obrigatoriamente em português, inglês e espanhol (e opcionalmente em francês). Para publicação, todos os textos serão submetidos à revisão textual e normalização por profissional habilitado que deverá assumir a responsabilidade pela revisão e normalização do texto mediante declaração e seu nome constará como responsável técnico. É vedada a indicação de autor do texto como revisor e normalizador.
Dossiê Temático 79
Dossiê Temático n. 79 - Educação Superior, democratização, acesso e permanência
Organização: Prof.ª Dr.ª Edineide Jezine (UFPB) e Prof.ª Dr.ª Danielle Xabregas Pamplona Nogueira (UnB)
A problemática da democratização do acesso à educação superior e suas contradições, com destaque para a interface permanência e evasão tem se configurado como um fenômeno mundial, em função dos processos de globalização e das recomendações dos organismos multilaterais, que indicam a redução da responsabilização do Estado, para com as políticas públicas, favorecendo a mercantilização da educação superior. Dentre as problemáticas que permeiam o tema, consideram-se a expansão do sistema e fenômeno da EAD; as políticas de inclusão social que objetivam a democratização do acesso à sujeitos com histórico de desigualdade social; as formas de financiamento público/privado; a tríade acesso/permanência/conclusão de cursos de ensino superior e os resultados da empregabilidade. Para tanto, o Dossiê apresenta o debate da educação superior, para além da expansão do sistema privado e, busca problematizar as políticas de democratização do acesso em sua interface com a permanência e evasão. Como um fenômeno que afeta instituições públicas e privadas de ensino superior, estudantes e o desenvolvimento social, constituindo a permanência e a conclusão um desafio para as políticas públicas, político-social, econômico e de gestão institucional e pedagógica.
Palavras-chave: Educação Superior. Acesso. Evasão. Permanência.
Dossiê Temático 80
Dossiê Temático n. 80 - Educação e narrativas(auto)biográficas
Organização: Prof.ª Dr.ª Mary Valda Souza Sales (UNEB) e Prof.ª Dr.ª Maria Elizabeth Bianconcini Almeida (PUC/SP)
O dossiê objetiva apresentar estudos, pesquisas e experiências vinculadas ao eixo articulador entre currículo, educação e culturas, incluindo a digital, no cenário contemporâneo da Educação, de modo a expor a expor as tensões, avanços, proposições e construções teóricas que possam apresentar perspectivas ampliadas das práticas curriculares na contemporaneidade. Para isso, este dossiê apresenta pesquisas desenvolvidas no âmbito da educação com vistas a refletir o cenário atual de vivências da cultura digital pontuadas pelas normativas, práticas curriculares e políticas educacionais no Brasil e em outros países.
Palavras-chave: Currículo. Cultura Digital. Contemporaneidade
Dossiê Temático 81
Dossiê Temático n. 81 - Educação, currículo e cultura digital
Organizadoras: Prof.ª Dr.ª Luciana Haddad Ferreira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e Prof.ª Dr.ª Daniela Dias dos Anjos (Universidade Estadual de Campinas)
Ementa: No processo de produção de conhecimentos no campo da Educação, as pesquisas narrativas (auto)biográficas contribuem ao trazer a debate situações e contextos que emergem das histórias de vida e do cotidiano escolar. São colocados no centro do processo investigativo os sujeitos, suas relações e histórias. Por meio da experiência narrada, as disputas, tensões, aproximações e transformações sociais podem ser então compreendidas e discutidas.
Neste cenário, ainda são restritos os estudos ancorados na Teoria Histórico-Cultural que tragam reflexões e compreensões sobre como, quando e de que forma as narrativas podem contribuir para a compreensão dos fenômenos educacionais. Neste dossiê, particularmente, temos como objetivo destacar dois focos temáticos que nos parecem centrais na articulação entre as narrativas (auto)biográficas e a Teoria Histórico-Cultural:
- as narrativas como modo de produção de material empírico que possibilita à pesquisadora ou pesquisador enxergar os processos de desenvolvimento e significação dos sujeitos;
- a relação cultural, histórica e social, evidenciada pelas / nas / com as narrativas, entre subjetividade e universalidade, entre o particular e o coletivo.
Palavras-chave: Escrita narrativa. Teoria histórico-cultural. Pesquisa autobiográfica.
Declaração de Direito Autoral
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa com indicação do link da revista para acesso.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 19/09/2024
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.