Diretrizes para submissão
Documentos a serem enviados no momento da submissão:
1. Manuscrito Sem Identificação
Esse documento deve ser enviado em formato “.doc” ou “.docx”, deve estar formatado de acordo com as normas de submissão e no template da revista.
Não deve conter nenhuma menção ao nome dos autores, nem à Instituição a qual pertencem. Todo e qualquer tipo de informação que identifique os autores deve ser substituída por: “[eliminado para efeitos de avaliação por pares]”.
2. Folha de Rosto
Esse documento deve ser enviado em formato “.doc” ou “.docx”. Todos os campos devem ser preenchidos.
3. Declaração de Originalidade
Esse documento deve ser enviado em formato PDF. Não é um documento individual, portanto, independentemente da quantidade de autores, deve ser enviado apenas um arquivo. Todos os campos devem estar preenchidos e o documento deve estar assinado por todos os autores. Para autores brasileiros, recomendamos utilizar a assinatura validada pelo gov.br.
Documentos a serem enviados após recebimento de carta de aceite (após aprovação dos avaliadores):
1. Manuscrito aceito (revisado)
Esse documento deve ser enviado em formato “.doc” ou “.docx”. É a última versão enviada pelos autores, após as considerações dos avaliadores. As alterações devem estar destacadas com a letra na cor vermelha.
2. Carta de alterações
Nesse documento, os autores devem apontar como procederam para incorporar cada uma das considerações dos avaliadores; ou justificar a não adequação.
Normas de submissão
A equipe editorial da revista preparou o Checklist de Submissão, um documento que contém o passo a passo para submeter um manuscrito na revista. Sugerimos que os autores façam o download e a impressão antes de continuar a leitura desta seção, já que se trata de ferramenta a ser utilizada durante o processo de submissão. A seguir, descrevemos esse processo e apresentamos as normas de preparação de um manuscrito.
Os autores devem se certificar que seu perfil na plataforma ORCID está atualizado para realizarem a submissão em nossa revista. Depois, devem realizar um cadastro de login e senha no site da revista. Na seção Cadastro e Submissões Online, os autores devem preencher corretamente o perfil e selecionar a opção “AUTOR”. Neste momento, caso haja interesse de compor nosso banco de avaliadores, os autores também poderão assinalar a opção “AVALIADOR”.
Em seguida, selecionar o idioma de submissão, ou seja, o idioma no qual o manuscrito a ser submetido está. Posteriormente, selecionar a seção à qual deseja(m) submetê-lo; conferir os requisitos de sequência, marcando as caixas de seleção que aparecerão com instruções e lembretes. Redigir comentário para o editor, caso julgue(m) necessário. Depois, selecionar a opção “Autor” e aceitar a declaração de direitos autorais, caso esteja(m) de acordo com as diretrizes.