Jovens Voluntários(as) em um Cursinho Popular Universitário
os sentidos da experiência
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p270-287Palavras-chave:
jovens; cursinhos populares; extensão universitária; movimentos sociais; ações coletivas.Resumo
Este artigo aborda as experiências de jovens que atuaram como voluntários(as) em um cursinho popular de uma universidade pública. Ele se baseia em dados de uma pesquisa sobre as trajetórias, os contextos de vida, as vivências e os significados que esses(as) jovens atribuíam à sua atuação nessa experiência de extensão universitária. A análise partiu da discussão de referências teóricas acerca da Sociologia da Juventude e da experiência social. A metodologia da pesquisa foi organizada em três fases: levantamento do corpus documental dos cursinhos populares na universidade, aplicação de questionários de cunho qualitativo e entrevistas narrativas semiestruturadas. No que se refere aos resultados, os relatos permitiram compreender como a experiência no cursinho repercutiu na trajetória dos(as) jovens. Como uma atividade extensionista, constatou-se a potencialidade do projeto como prática educativa que incidia sobre valores, visões de mundo e projetos de atuação profissional.
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Atualizado em 15/07/2017