Escolarização e Precarização de Jovens e Adultos Trabalhadores da Periferia Fluminense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p373-390

Palavras-chave:

Precarização, Trabalho-Educação, EJA, Grande Iguaçu-RJ, Trajetórias escolares

Resumo

Este artigo buscou promover a reflexão sobre a precarização do trabalho e sua relação com o processo de escolarização da juventude da classe trabalhadora residente da região da Grande Iguaçu – RJ. Realizou uma breve contextualização e reflexão sobre o modo de operação do poder local. Tratou da particularidade do trabalho e a nova morfologia da classe trabalhadora. Analisou as implicações do processo de produção da vida e de escolarização formal da juventude periférica. Como suporte teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético é o referencial. Utilizou-se de dados abertos e das contribuições de Harvey, Antunes, Cantor, Lefebvre, Poulantzas entre outros autores. Concluiu que com a posse do governo Lula (2023) abre-se a possibilidade de atuação do campo progressista no espaço em disputa contra a mercantilização da educação e que a partir desse contexto poderá se constituir políticas públicas educacionais intersetoriais que promovam uma educação comprometida com a juventude popular, bem como uma EJA não caracterizada como um espaço para escamotear índices avaliativos do ensino regular.

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Biografia do Autor

Marcos Vinicius Reis Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Doutorando

Doutorando pelo Programa em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), na Linha de Pesquisa Estado e Política Pública, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPG-EDU) na Linha Políticas, Direitos e Desigualdade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduado no Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e no Curso de Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica pelo Colégio Pedro II. Graduado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ/FAETEC). Membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas: Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (PPEJAT - UERJ), Educação de Jovens e Adultos: contextos, sujeitos e práticas (EJA CONSUPRA - IFRJ) e Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF/UERJ/FIOCRUZ). Atualmente é professor da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-Rio) e Tutor em curso de Graduação (CEDERJ-UNIRIO). Áreas de Interesse: EJA, Desigualdades Sociais, Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Direitos, Estado e Sociedade, Trabalho e Educação.

Eveline Bertino Algebaile, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Professora Associada

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, nas áreas de Trabalho e Educação e de Políticas Públicas e Movimentos Sociais, com Pós-Doutorado na Universidade de Valência, Espanha (Bolsa Capes 2009-2010). Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na área de Políticas Públicas e Educação. Integra o corpo docente da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas: Grupo de Pesquisa em Educação, Trabalho e Formação de Professores - GEPET (URCA), Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF/UERJ/FIOCRUZ) e Rede Latino Americana Espaço e Economia - ReLAEE (UERJ). Tem experiência na área de Políticas Públicas e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas nos contextos capitalistas dependentes; política social e educação pública; formulação, implementação e expansão de políticas referidas a direitos. Procientista UERJ e pesquisadora do Programa de Internacionalização Capes PrInt do PPFH/UERJ.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-13

Como Citar

FERNANDES, M. V. R.; ALGEBAILE, E. B. Escolarização e Precarização de Jovens e Adultos Trabalhadores da Periferia Fluminense. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 373–390, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p373-390. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19794. Acesso em: 18 dez. 2024.