A Pesquisa na Educação Popular Freireana em uma Universidade Latino-Americana
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p82-97Palavras-chave:
Pesquisa, Educação Popular, Paulo FreireResumo
Este estudo ressignifica para o campo teórico-metodológico da pesquisa científica em Ciências Humanas, Sociais e Educação elementos educacionais e pedagógicos desenvolvidos por Freire com a educação popular. Assim, objetiva analisar a contribuição da educação popular de Freire às pesquisas no ensino superior, tendo por base categorias freireanas presentes em três estudos vinculados a um grupo de pesquisa de educação popular de uma universidade na Amazônia Paraense. Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental que tem como referência obras de Freire (2015, 2013a, 2013b) e de pesquisadores/as da educação popular (Brandão, 2006; Streck, 2019; Saul, 2022), tendo por base os relatórios de três pesquisas que se apropriaram de Freire como fundamentação teórico-metodológica. Entre os resultados destaca-se que o pensamento de Freire aponta para a realização de pesquisas colaborativas, críticas e dialógicas que permitem aos atores da educação serem partícipes do processo de investigação.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Ana D’Árc Martins de; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SOUZA, Sulivan Ferreira de. Trama conceitual – cultura. In: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SANTOS, Tânia Regina Lobato dos [Orgs.]. Tramas conceituais sobre o pensamento educacional de Paulo Freire. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 45-57.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pesquisa participante e a participação da pesquisa: um olhar entre tempos e espaços a partir da América Latina. In: BRANDÃO, Carlos R.; STRECK, Danilo R. (Orgs.) Pesquisa Participante: o saber da partilha. 2e. Aparecida: São Paulo: Ideias & Letras, 2006.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 11e. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 12e. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Criando Métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org). Pesquisa participante. 7e. São Paulo: Brasiliense, 1988.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001a.
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. 2ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2001b.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 4e. São Paulo: Olho D’Água, 2001c.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido [recurso eletrônico]. 1. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013a.
FREIRE, Paulo. Medo e ousadia: o cotidiano o professor [recurso eletrônico]. 1. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013b.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar [recurso eletrônico]. 24. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 18ª ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2017, 128p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 62 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019, 143p.
FREIRE, Paulo; SHÖR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
GOHN, Maria da Glória Marcondes. A pesquisa nas Ciências Sociais: considerações metodológicas. Caderno CEDES, N.12. São Paulo: Cortez; CEDES, 1987.
HOOKS, Bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021, 300 p.
HOOKS, Bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante, 2019, 384p.
OLIVEIRA, Rosiska Darcy de; OLIVEIRA, Miguel, Darcy de. Pesquisa social e ação educativa: conhecer a realidade para poder transformá-la. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org). Pesquisa participante. 7e. São Paulo: Brasiliense, 1988.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. A dialogicidade na educação de Paulo Freire e na prática do ensino de filosofia com crianças. Movimento: Revista de Educação. Universidade Federal Fluminense. Ano 4. N.7, 2017.
SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre. Tramas conceituais freireanas: uma construção para o ensino e a pesquisa. In: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SANTOS, Tânia Regina Lobato dos [Orgs.]. Tramas conceituais sobre o pensamento educacional de Paulo Freire. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p.15-34.
STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. 4ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019, 508p.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Kássya Christinna Oliveira Rodrigues, Teresa Christina da Cruz Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017