A Pesquisa na Educação Popular Freireana em uma Universidade Latino-Americana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p82-97

Palavras-chave:

Pesquisa, Educação Popular, Paulo Freire

Resumo

Este estudo ressignifica para o campo teórico-metodológico da pesquisa científica em Ciências Humanas, Sociais e Educação elementos educacionais e pedagógicos desenvolvidos por Freire com a educação popular. Assim, objetiva analisar a contribuição da educação popular de Freire às pesquisas no ensino superior, tendo por base categorias freireanas presentes em três estudos vinculados a um grupo de pesquisa de educação popular de uma universidade na Amazônia Paraense. Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental que tem como referência obras de Freire (2015, 2013a, 2013b) e de pesquisadores/as da educação popular (Brandão, 2006; Streck, 2019; Saul, 2022), tendo por base os relatórios de três pesquisas que se apropriaram de Freire como fundamentação teórico-metodológica. Entre os resultados destaca-se que o pensamento de Freire aponta para a realização de pesquisas colaborativas, críticas e dialógicas que permitem aos atores da educação serem partícipes do processo de investigação.

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Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Pós-doutora em Educação pela PUC-RJ. Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e UNAM-UAM-Iztapalapa- México. Docente e pesquisadora do PPGED e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e da Cátedra Paulo Freire da Amazônia da Universidade do Estado do Pará. Bolsista produtividade do CNPq2. Brasil. E-mail: nildeapoluceno@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3458-584X

Kássya Christinna Oliveira Rodrigues, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Docente na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Integrante do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire- Nep/Uepa; Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Processos Inclusivos/Ufopa. E-mail: kassyaor@gmail.com ORCID:https://orcid.org/0000-0003-2433-9167.

Teresa Christina da Cruz Bezerra, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade da Amazônia – UNAMA. Integrante do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire- NEP/UEPA. Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Terapia Ocupacional pela UEPA. E-mail: cruzbezerrat@gmail.com ORCID:https://orcid.org/0000-0001-7494-0239.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-13

Como Citar

APOLUCENO DE OLIVEIRA, I.; OLIVEIRA RODRIGUES, K. C.; BEZERRA, T. C. da C. A Pesquisa na Educação Popular Freireana em uma Universidade Latino-Americana. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 82–97, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p82-97. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20656. Acesso em: 18 dez. 2024.