A Pesquisa na Educação Popular Freireana em uma Universidade Latino-Americana

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p82-97

Mots-clés :

Pesquisa, Educação Popular, Paulo Freire

Résumé

Este estudo ressignifica para o campo teórico-metodológico da pesquisa científica em Ciências Humanas, Sociais e Educação elementos educacionais e pedagógicos desenvolvidos por Freire com a educação popular. Assim, objetiva analisar a contribuição da educação popular de Freire às pesquisas no ensino superior, tendo por base categorias freireanas presentes em três estudos vinculados a um grupo de pesquisa de educação popular de uma universidade na Amazônia Paraense. Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental que tem como referência obras de Freire (2015, 2013a, 2013b) e de pesquisadores/as da educação popular (Brandão, 2006; Streck, 2019; Saul, 2022), tendo por base os relatórios de três pesquisas que se apropriaram de Freire como fundamentação teórico-metodológica. Entre os resultados destaca-se que o pensamento de Freire aponta para a realização de pesquisas colaborativas, críticas e dialógicas que permitem aos atores da educação serem partícipes do processo de investigação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Pós-doutora em Educação pela PUC-RJ. Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e UNAM-UAM-Iztapalapa- México. Docente e pesquisadora do PPGED e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e da Cátedra Paulo Freire da Amazônia da Universidade do Estado do Pará. Bolsista produtividade do CNPq2. Brasil. E-mail: nildeapoluceno@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3458-584X

Kássya Christinna Oliveira Rodrigues, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Docente na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Integrante do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire- Nep/Uepa; Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Processos Inclusivos/Ufopa. E-mail: kassyaor@gmail.com ORCID:https://orcid.org/0000-0003-2433-9167.

Teresa Christina da Cruz Bezerra, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade da Amazônia – UNAMA. Integrante do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire- NEP/UEPA. Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Terapia Ocupacional pela UEPA. E-mail: cruzbezerrat@gmail.com ORCID:https://orcid.org/0000-0001-7494-0239.

Références

AZEVEDO, Ana D’Árc Martins de; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SOUZA, Sulivan Ferreira de. Trama conceitual – cultura. In: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SANTOS, Tânia Regina Lobato dos [Orgs.]. Tramas conceituais sobre o pensamento educacional de Paulo Freire. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 45-57.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pesquisa participante e a participação da pesquisa: um olhar entre tempos e espaços a partir da América Latina. In: BRANDÃO, Carlos R.; STRECK, Danilo R. (Orgs.) Pesquisa Participante: o saber da partilha. 2e. Aparecida: São Paulo: Ideias & Letras, 2006.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 11e. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 12e. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Criando Métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org). Pesquisa participante. 7e. São Paulo: Brasiliense, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001a.

FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. 2ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2001b.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 4e. São Paulo: Olho D’Água, 2001c.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido [recurso eletrônico]. 1. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013a.

FREIRE, Paulo. Medo e ousadia: o cotidiano o professor [recurso eletrônico]. 1. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013b.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar [recurso eletrônico]. 24. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 18ª ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2017, 128p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 62 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019, 143p.

FREIRE, Paulo; SHÖR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

GOHN, Maria da Glória Marcondes. A pesquisa nas Ciências Sociais: considerações metodológicas. Caderno CEDES, N.12. São Paulo: Cortez; CEDES, 1987.

HOOKS, Bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021, 300 p.

HOOKS, Bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante, 2019, 384p.

OLIVEIRA, Rosiska Darcy de; OLIVEIRA, Miguel, Darcy de. Pesquisa social e ação educativa: conhecer a realidade para poder transformá-la. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org). Pesquisa participante. 7e. São Paulo: Brasiliense, 1988.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. A dialogicidade na educação de Paulo Freire e na prática do ensino de filosofia com crianças. Movimento: Revista de Educação. Universidade Federal Fluminense. Ano 4. N.7, 2017.

SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre. Tramas conceituais freireanas: uma construção para o ensino e a pesquisa. In: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SANTOS, Tânia Regina Lobato dos [Orgs.]. Tramas conceituais sobre o pensamento educacional de Paulo Freire. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p.15-34.

STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. 4ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019, 508p.

Publié-e

2024-12-13

Comment citer

APOLUCENO DE OLIVEIRA, I.; OLIVEIRA RODRIGUES, K. C.; BEZERRA, T. C. da C. A Pesquisa na Educação Popular Freireana em uma Universidade Latino-Americana. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 82–97, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p82-97. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20656. Acesso em: 5 janv. 2025.