Editorial

Autores

  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p12

Palavras-chave:

Educação Popular

Resumo

Educação Popular nas Universidades Latino -americanas é o tema do novo Dossiê da Revista da FAEEBA. Uma relação histórica, política, polissêmica. Paulo Freire, Carlos Brandão e tantos outros autores e autoras vão inspirando a construção desta produção em movimentos dialógicos de construção de pedagogias emancipatórias, libertárias e humanizadoras.  Os povos latino-americanos, em seu processo histórico, estiveram movidos pela busca por uma Educação Popular que traduzisse pertencimentos comunitários e, sobretudo, enfrentamentos aos processos de colonização. Ao longo dos tempos, a Educação Popular vem se refundando e renovando a partir de experiências com os sindicatos, povos do campo, movimento negro, povos originários, andinos, indígenas, mulheres, comunidades LGBTQI+, imigrantes, povos da periferia, redes e coletivos docentes, bem como associações comunitárias – perspectivas plurais, integradas num mosaico da produção de outras narrativas e práticas cotidianas que constituem e atravessam proces sos civilizatórios contra-coloniais para comporum pensar-saber-viver da Educação Popular.

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Referências

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Editorial. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. Salvador, v.33n.76. UNEB, 2024

Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-13

Como Citar

RIOS, J. A. V. P. Editorial. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 12, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p12. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/22481. Acesso em: 18 dez. 2024.

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