FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: INTERFACES COM A DIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p109-124

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino fundamental, Diversidade, Políticas de formação

Resumo

O artigo apresenta o perfil socioprofissional de docentes que atuam no Ensino fundamental, a partir da análise da formação inicial e continuada e suas interfaces com a diversidade. A pesquisa utilizou-se do método Survey, cujos dados foram levantados a partir de um questionário autoaplicável, envolvendo duzentos e oitenta e oito professores(as) de dois municípios baianos. As análises dos dados quantitativos foram realizadas em diálogo com a emergência da diversidade nas políticas de formação de professores(as). O estudo evidenciou como a formação inicial, e sobretudo a continuada, são relevantes para o trabalho com a diversidade na profissão docente. Mostrou ainda que os(as) professores(as) investem na formação continuada, realizando-a com vistas a possibilitar progressão na carreira, bem como para desenvolver saberes oriundos de novas aprendizagens em torno das atividades com a temática da diversidade que realizam nas escolas.

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Publicado

2020-04-03

Como Citar

RIOS, J. A. V. P.; SILVA, F. O. da; SILVA, A. L. G. da. FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: INTERFACES COM A DIVERSIDADE. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 57, p. 109–124, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p109-124. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8273. Acesso em: 5 nov. 2024.

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