Editorial

Autores

  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p12

Palavras-chave:

Educação Integral, Educação-políticas públicas

Resumo

A Revista da FAEEBA apresenta, nesta edição, o Dossiê Educação Integral e Desenvolvimento Humano com um tema que nos revela muito das demandas da educação básica e suas relações com as produções de pesquisa, formação e extensão nessa área de conhecimento.A Educação Integral é um espaço-tempo de disputas político-pedagógicas que temos de enfrentar nos cotidianos da escola em suas diferentes práticas curriculares. As temporalidades e suas relações com a formação integral dos sujeitos representam, cada vez mais, outros modos de fazer-sentir-pensar a educação nos tempos atuais, numa perspectiva que possa ampliar os horizontes dos/as estudantes e docentes, em lutas e práticas emancipatórias. Este volume amplia as discussões sobre o assunto e aponta para uma ação socialmente integradora, de tal forma que possa representar uma contribuição ao processo de (re) democratização da instituição escolar pública. O retrocesso histórico que tivemos nos últimos anos evidencia os limites postos à luta pela democratização do Estado brasileiro e, sobretudo, das políticas públicas. Especificamente, na área educacional, projetos como Escola sem Partido, a reforma do ensino médio e a aprovação da Base Nacional Comum Curricular reforçaram princípios das agendas neoliberais e ultraconservadoras que garantiram o interesse, sobretudo, do desmonte do ensino público

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, UNEB

Professora Titular Plena da Universidade do Estado da Bahia ? UNEB. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade ? PPGEDUC/UNEB. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2013). Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008). Mestrado em Educação pela Universidade do Quebec (2002). Especialista em Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998). Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1995). Editora da Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. Membro do Conselho Editorial da Revistas RIEJA, Revista Práxis Educacional e Revista Diálogos e Diversidade. Integra o Conselho Editorial da Editora da UNEB - EDUNEB. Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2010-2018). Coordenadora do Núcleo de Educação do Campo/PROEX/UNEB (2009-2012). Consultora da SEC/BA - Núcleo da Educação do Campo (2010-2011). Coordenadora do Curso de Pedagogia/UNEB (2002-2004). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (2010-20214). Líder do Grupo de Pesquisa DIVERSO - Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica. Coordenadora do Observatório da Profissão Docente na Bahia. Co-coordenadora da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências - (Rede Formad/ Brasil), vinculada a Red de Formación Docente y Narrativa (Argentina) e a Red de maestros y maestras, educadores y educadoras que hacen investigación e innovación desde sua escola y comunidad. Cocoordenadora do coletivo baiano de docentes narradores/as. Sócia e pesquisadora da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Membro ad hoc do GT 13 Ensino Fundamental/ANPED. Coordenadora do GT 13- Ensino Fundamental/ANPED Regional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior e pesquisas sobre docência na Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: profissão docente na Educação Básica, formação de professores, diversidade, ruralidades, pesquisa narrativa, linguagem.

Referências

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Editorial. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade. Salvador: UNEB, 2023

Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-13

Como Citar

RIOS, J. A. V. P. Editorial. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 70, p. 12, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p12. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17121. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)