Coletivo de docentes narradores(as)
o tecer das redes de investigação-formação na escola
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p88-102Palavras-chave:
Formação Docente. Redes de investigação-formação. Educação Básica. Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas. Pedagogia decolonialResumo
O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das redes e coletivos de docentes que realizam a investigação-formação a partir da escola e suas contribuições no debate sobre a formação docente na Educação Básica. Esta investigação-formação baseia-se na construção de relatos de experiências de professores/as da Educação Básica que constituem coletivos de docentes narradores/as como formas alternativas de organização pedagógica e de produção de outras pedagogias e saberes que habitam a escola. O trabalho vem sendo desenvolvido a partir do dispositivo de pesquisa-ação-formação da Documentação Narrativa de Experiência Pedagógica (SUÁREZ, 2007), através dos princípios epistemopolíticos da autoria, da inclusão, da alteridade e da horizontalidade. Trata-se de um diálogo coparticipativo com as experiências construídas nas/pelas redes de formação latino-americanas e os relatos de docentes, coordenadores/as e pesquisadores/as do Coletivo docente sobre os princípios e ações pedagógicas que mobilizam a formação construída a partir de uma outra epistemologia sobre a escola gestada no fluxo da ecologia dos saberes (SANTOS, 2010) e nas práticas insubmissas decoloniais que mobilizam o cotidiano escolar.
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Atualizado em 15/07/2017