Coletivo de docentes narradores(as)

o tecer das redes de investigação-formação na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p88-102

Palavras-chave:

Formação Docente. Redes de investigação-formação. Educação Básica. Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas. Pedagogia decolonial

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das redes e coletivos de docentes que realizam a investigação-formação a partir da escola e suas contribuições no debate sobre a formação docente na Educação Básica. Esta investigação-formação baseia-se na construção de relatos de experiências de professores/as da Educação Básica que constituem coletivos de docentes narradores/as como formas alternativas de organização pedagógica e de produção de outras pedagogias e saberes que habitam a escola. O trabalho vem sendo desenvolvido a partir do dispositivo de pesquisa-ação-formação da Documentação Narrativa de Experiência Pedagógica (SUÁREZ, 2007), através dos princípios epistemopolíticos da autoria, da inclusão, da alteridade e da horizontalidade. Trata-se de um diálogo coparticipativo com as experiências construídas nas/pelas redes de formação latino-americanas e os relatos de docentes, coordenadores/as e pesquisadores/as do Coletivo docente sobre os princípios e ações pedagógicas que mobilizam a formação construída a partir de uma outra epistemologia sobre a escola gestada no fluxo da ecologia dos saberes (SANTOS, 2010) e nas práticas insubmissas decoloniais que mobilizam o cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, UNEB

Pós-Doutora em Educação. Professora Titular Plena da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDUC. Líder do Grupo de Pesquisa DIVERSO - Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica. Cocoordenadora da Rede FORMAD. 

Leandro Gileno Militão Nascimento, UNEB

Doutorando em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Professor Coordenador da Rede Municipal de Educação de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa DIVERSO - Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica. Cocoordenador da Rede FORMAD.

Referências

ARGNANI, Agustina; CARESSA, Yanina; ZARENCHANSKY, Gladys. La Red de Formación Docente y Narrativas Pedagógicas: una trama dinámica para la investigación, la formación y la acción pedagógica. Revista Redes de extensión. número 8, p. 79-85, 2021.

DUHALDE, M. (coord.). Investigación educativa y trabajo en red: debates y proyecciones. Buenos Aires: Noveduc, 2009. p. 33-54.

DUHALDE, M. Trabalho docente e produção de conhecimento em redes e grupos de educador. A experiência politico-pedagógica da confederação dos trabalhadores da Educação da Republica Argentina, no caminho da construção de movimento pedagógico Latino-Americano. Educação e Cidade Nº 29, julho - dezembro, p. 90 - 100, 2015.

FERREIRA, Taísa de Sousa. “Kumbi ria kurilonga” memórias e narrativas de experiências pedagógicas afrocêntricas na rede municipal de Salvador. In: RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; MENEZES, Graziela Ninck Dias; NASCIMENTO, Leandro Gileno Militão. O que narram os/as professores/as? Experiências pedagógicas com/na diversidade. Salvador: 2021, p. 17-26. Disponível em: http://www.observatoriodocente.uneb.br/index.php/coletaneas-virtuais/. Acesso em: 15 de dezembro de 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

PINEDA, María Cristina Martínez. Colectivos y redes de maestros: campo constituyente de sujetos de saber pedagógico y de acción política. Revista Colombiana de Educação. N. 47. p. 1-15, 2004.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005. Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/lander/pt/lander.html>. Acesso em: 10 de dezembro de 2021.

AUTORA, 2016.

AUTORA, 2020.

AUTORA, 2021.

AUTORA, s/d (no prelo).

SAMPAIO, Carmem Sanches. Redes de formação docente: pensar por si é pensar com o outro. In.: RIOS, Jane Adriana V. P. (Org.). Profissão docente em questão! Salvador: EDUFBA, 2021. p. 217-240

SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma pedagogia do conflito. In: Silva, L. H. Reestruturação curricular: novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo; Editora Cortez. 2010

SANTOS, Boaventura de Souza. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

SILVA, Fabricio Oliveira; RIOS, Jane Adriana Vasconcelos P. Documentação narrativa de experiências pedagógicas na docência universitária: profissão docente em questão. Revista de Filosofía y Educación / ISSN 2525-2089 / Vol. 6, N°2. 2021

STRECK, Danilo et alii (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

SUÁREZ, Daniel Hugo.¿Qué es la Documentación Narrativa de Experiencias Pedagógicas? Coleccion de Materiales Pedagógicos – Fascículo 2. Buenos Aires: Buenos Aires: MECyT / OEA, 2007.

SUÁREZ, Daniel Hugo; DÁVILA, Paula. Presentácion. Revista Redes de Extensión. número 8, 2021, p. 76-78.

SUÁREZ, Daniel Hugo; ARGNANI, Augustina. Nuevas formas de organización colectiva y producción de saber pedagógico: la red de formación docente y narrativas pedagógicas. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 20, n. 36, p. 43-56, jul./dez. 2011.

SUÁREZ, Daniel Hugo; DÁVILA, Paula, ARGNANI, Agustina; CARESSA, Yanina. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas: una propuesta de investigación-formación-acción entre docente. Colección Cuadernos del Instituto de Investigación de Ciencias de la Educación, nº6. Buenos Aires, 2021.

WALSH, Catherine. Notas pedagógicas desde las grietas decoloniais. Universidad Andina Simón Bolívar: Ecuador, 2014.

WALSH, C. (org.). Pedagogías Decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. 1. ed., Equador: Abya Yala,v. 1, p. 15-18, 2013.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-28

Como Citar

RIOS, J. A. V. P.; NASCIMENTO, L. G. M. Coletivo de docentes narradores(as): o tecer das redes de investigação-formação na escola . Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 66, p. 88–102, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p88-102. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13714. Acesso em: 5 nov. 2024.