EDITORIAL

Autores

  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios UNEB
  • Lívia Fialho Costa UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p12

Palavras-chave:

Revista da FAEEBA 30 anos, Povos indígenas, Povos originários

Resumo

Neste momento comemorativo dos trinta anos de atuação na área da Educação, a Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade publica mais um dossiê comprometido com temáticas atuais e relevantes para a Educação no Brasil. A Revista vem desenhando sua história e, com ela, documentando processos, produções e modos de (re)existências de povos que ganham contornos em suas páginas com os diferentes estudos divulgados.Desde a promulgação da nova Constituição de 1988, assistimos à luta incessante dos movimentos indigenistas, de organizações ligadas aos povos indígenas e de certos setores da sociedade civil em prol da garantia, aos povos originários, do direito à terra e à preservação de sua cultura. Mais de trinta anos depois, assistimos a outros desafios, como enfrentamento do racismo, do preconceito, da falta de acesso à saúde e aos serviços públicos. Além disso, são muitos os dados que apontam e denunciam o aumento do número de invasões às terras indígenas a partir de 2019

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Referências

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Editorial. Salvador: UNEB, 2022
COSTA, Livia Alexandra Fialho. Editorial. Salvador: UNEB, 2022

Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-17

Como Citar

RIOS, J. A. V. P. .; COSTA, L. F. . EDITORIAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 67, p. 12, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p12. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14952. Acesso em: 17 abr. 2024.

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