EDITORIAL

Autores

  • Lívia Fialho Costa Universidade do Estado da Bahia-UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p09

Palavras-chave:

Quilombos, Processos educativos

Resumo

O campo da Educação tem explorado, de distintas maneiras, questões relativas à
vida em quilombos. Muitos estudos são dedicados ao tema de como se dão os processos educativos – ditos não formais – nestas comunidades ou como se dão as práticas pedagógicas e a construção do currículo em escolas localizadas em quilombos ou em suas imediações. Estas produções, que se amparam num referencial teórico das Ciências Sociais, em particular da Antropologia, e, normalmente, tomam como método a Etnografia, põem em evidência conhecimentos fundamentais sobre o que são as comunidades quilombolas, seus modos de vida e a dificuldade de acesso a seus direitos.

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Biografia do Autor

Lívia Fialho Costa, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Antropologia Social e Etnologia - École des Hautes Études en Sciences Sociales (1997) e doutorado em Antropologia Social e Etnologia - École des Hautes Études en Sciences Sociales (2002). Pós-doutorado na Université Paris 13 (2013/CNPq). Atualmente é professora adjunto do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, família, religião, protestantismo e conversão

Publicado

2017-10-31

Como Citar

COSTA, L. F. EDITORIAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 49, p. 09, 2017. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p09. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/3923. Acesso em: 15 abr. 2024.

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