EDITORIAL

Autores

  • Livia Fialho Costa Universidade do Estado da Bahia-UNEB
  • Eduardo Fernandes Nunes Universidade do Estado da Bahia-UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%25p

Resumo

O número 42 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia, reúne 17 artigos sobre a temática Mídias e DesignPedagógico e contou com a colaboração dos coordenadores Alfredo Matta e Maria Olívia Matos, professores do Departamento de Educação (Campus I) e do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade. As discussões apresentadas, ao tempo em que parecem novas para o campo da Educação, fazem parte de um conjunto de interpelações sobre como o ato de ensinar é convidado a dialogar com as tendências da contemporaneidade.

Os artigos deste número propõem um debate a respeito
do papel do designpedagógico e das mídias no processo de construção de conhecimento na realidade educativa atual, ressaltando a positividade dessa nova norma, que, em última
instância, tem sido aquela mobilizada com o intuito de ensinar aos jovens as competências para decifrar informações num mundo caracterizado pela agilidade e circulação dos conteúdos. Qual o papel do professor num ensino a distância, cuja dinâmica o separa do seu interlocutor por uma tela de computador e o dilui nas salas de discussão on-line, conferindo-lhe o lugar de mediador? Quais são as novas formas de transmissão? Quem é
o estudante virtual? A construção de novos paradigmas que integrem as várias gerações desafia o campo na sua capacidade criativa para elaborar metodologias eficazes que potencializem as mídias na difusão do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Fialho Costa, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Antropologia Social e Etnologia - École des Hautes Études en Sciences Sociales (1997) e doutorado em Antropologia Social e Etnologia - École des Hautes Études en Sciences Sociales (2002). Pós-doutorado na Université Paris 13 (2013/CNPq). Atualmente é professora adjunto do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É docente e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea, da Universidade Católica do Salvador. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, família, religião, protestantismo e conversão. Atuou na FAPESB - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Bahia -, entre 2008 e 2010, na condição de coordenadora da Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas e Educação.

Eduardo Fernandes Nunes, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação. Coordenador e professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade/UNEB. Llíder do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico. Atua na área de Sociologia e Análise Geográfica Regional, com ênfase em Sociologia e Geografia da Educação, Educação e Território, Desenvolvimento Local Sustentável, Sociologia Urbana e Educação Ambiental. Membro do núcleo INCUBA - incubadora de cooperativas populares da Pró-Reitoria de Extensão da UNEB. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1981), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1989) e doutorado em Análise Geográfica Regional pela Universidade de Barcelona (2003)

Como Citar

COSTA, L. F.; NUNES, E. F. EDITORIAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 42, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1020. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>