EDITORIAL
Palavras-chave:
EditorialResumo
A doença, o mal-estar, a aflição constituem experiências pessoais consideradas desagradáveis. A busca de tratamentos específicos está associada a várias condições dentro de uma mesma cultura. Seu impacto no indivíduo, na família e no contexto social mais amplo tem merecido a atenção de muitos estudos nas mais diversas áreas. Aprender a lidar com as situações indesejáveis – mediante exposição narrativa (autobiográfica) ou a partir de estratégias tecnológicas que viabilizam mudanças nos modos de estar doente – motivou a organização deste dossiê, dedicado à temática Educação e Saúde. Embora este dossiê não destaque apenas a discussão sobre a educação emsaúde, os textos, aqui reunidos, tomam como referência pesquisas que falam sobre fatores de risco e de proteção à saúde, sobre condições de trabalho, sobre a doença como produtora de exclusão e de desvalorização de si. O campo da educação vem sendo olhado como lugar da construção social da saúde, vez que cuidado, afetividade, proteção e atenção são constructos apreendidos pelos sujeitos em situações educativas. A escola é, desta forma, o espaço coletivo onde são privilegiadas ações em saúde, prevenção, estímulos a hábitos saudáveis dos alunos, não esquecendo que o debate se estende para a qualidade de vida do professor, dando atenção aos cuidados que devem ser observados (tempo de trabalho, cuidados com a voz), considerados elementos que fazem parte dos contextos de vulnerabilidade docente. Ao mesmo tempo, a escola é o lugar da emergência de patologias e/ou da medicalização e patologi-zação dos comportamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017