Editorial
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p12Palavras-chave:
Educação PopularResumo
Educação Popular nas Universidades Latino -americanas é o tema do novo Dossiê da Revista da FAEEBA. Uma relação histórica, política, polissêmica. Paulo Freire, Carlos Brandão e tantos outros autores e autoras vão inspirando a construção desta produção em movimentos dialógicos de construção de pedagogias emancipatórias, libertárias e humanizadoras. Os povos latino-americanos, em seu processo histórico, estiveram movidos pela busca por uma Educação Popular que traduzisse pertencimentos comunitários e, sobretudo, enfrentamentos aos processos de colonização. Ao longo dos tempos, a Educação Popular vem se refundando e renovando a partir de experiências com os sindicatos, povos do campo, movimento negro, povos originários, andinos, indígenas, mulheres, comunidades LGBTQI+, imigrantes, povos da periferia, redes e coletivos docentes, bem como associações comunitárias – perspectivas plurais, integradas num mosaico da produção de outras narrativas e práticas cotidianas que constituem e atravessam proces sos civilizatórios contra-coloniais para comporum pensar-saber-viver da Educação Popular.
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RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Editorial. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. Salvador, v.33n.76. UNEB, 2024
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Atualizado em 15/07/2017