Educação Popular como Prática de Pesquisa na Internacionalização da Ciência Indígena (Brasil- Bolívia)
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p98-115Palavras-chave:
Educação Popular. Pesquisa. Ciência Indígena. Internacionalização. Universidades Latino-Americanas.Resumo
A Educação Popular fundamenta o pensamento latino-americano na construção de uma agenda científica de integração regional e internacionalização da ciência indígena no projeto de pesquisa financiado pelo Programa Abdias Nascimento da CAPES. Objetiva, analisar as dinâmicas organizativas do projeto de pesquisa, sob a ótica da Educação Popular como prática de pesquisa na internacionalização de pesquisas indígenas entre Brasil e Bolívia. A abordagem qualitativa, os estudos pós-coloniais, a pesquisa-ação, o levantamento documental e o método dialético fundamentam a metodologia. Os resultados parciais que a pedagogia da Educação Popular fortalece as pesquisas indígenas na pós-graduação; possibilita de circularidade de uma rede de pesquisadores indígenas entre Brasil-Bolívia; fundamenta a construção de uma matriz de ciência indígena no contexto das universidades latino-americanas, discute a necessidade de políticas afirmativas na inclusão de indígenas em cursos de mestrado e doutorado, em razão da sub-representação indígena no sistema de pós-graduação e evidencia os desafios na execução das missões de estudo para internacionalização das pesquisas.
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Atualizado em 15/07/2017