Educação Popular como Prática de Pesquisa na Internacionalização da Ciência Indígena (Brasil- Bolívia)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p98-115

Palavras-chave:

Educação Popular. Pesquisa. Ciência Indígena. Internacionalização. Universidades Latino-Americanas.

Resumo

A Educação Popular fundamenta o pensamento latino-americano na construção de uma agenda científica de integração regional e internacionalização da ciência indígena no projeto de pesquisa financiado pelo Programa Abdias Nascimento da CAPES. Objetiva, analisar as dinâmicas organizativas do projeto de pesquisa, sob a ótica da Educação Popular como prática de pesquisa na internacionalização de pesquisas indígenas entre Brasil e Bolívia. A abordagem qualitativa, os estudos pós-coloniais, a pesquisa-ação, o levantamento documental e o método dialético fundamentam a metodologia. Os resultados parciais que a pedagogia da  Educação Popular fortalece as pesquisas indígenas na pós-graduação; possibilita de circularidade de uma rede de pesquisadores indígenas entre Brasil-Bolívia; fundamenta a construção de uma matriz de ciência indígena no contexto das universidades latino-americanas, discute a necessidade de políticas afirmativas na inclusão de indígenas em cursos de mestrado e doutorado, em razão da sub-representação indígena no sistema de pós-graduação e evidencia os desafios na execução das missões de estudo para internacionalização das pesquisas. 

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Biografia do Autor

Socorro Arantes, UFPI

Maria do Socorro da Silva Arantes, professora doutora em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Coordenadora do Núcleo de Pesquisa NEPEECDES, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP - UFPI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd – UFPI). Temáticas de Interesse: Educação, Educação Popular, Educação Indígena, Educação do Campo, Prática Educativa, Prática Pedagógica, Ciência Descolonial, Pensamento Latino-Americano, Descolonização, Políticas Públicas, Povos Indígenas, Camponeses. América Latina.

Roger Adan Chambi Mayta, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Roger Adan Chambi Mayta, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Atua como pesquisador e consultor jurídico abordando questões relacionadas à crítica jurídica, justiça indígena, estados plurinacionais, direito agroambiental, movimentos políticos indígenas e mídia. Faz parte do Coletivo de Pesquisa de Estudos Latino-Americanos de Barcelona (CELAB). 

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-13

Como Citar

ARANTES, S.; MAYTA, R. A. C. Educação Popular como Prática de Pesquisa na Internacionalização da Ciência Indígena (Brasil- Bolívia). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 98–115, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p98-115. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20659. Acesso em: 18 dez. 2024.