Educação Popular como Prática de Pesquisa na Internacionalização da Ciência Indígena (Brasil- Bolívia)

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DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p98-115

Mots-clés :

Educação Popular. Pesquisa. Ciência Indígena. Internacionalização. Universidades Latino-Americanas.

Résumé

A Educação Popular fundamenta o pensamento latino-americano na construção de uma agenda científica de integração regional e internacionalização da ciência indígena no projeto de pesquisa financiado pelo Programa Abdias Nascimento da CAPES. Objetiva, analisar as dinâmicas organizativas do projeto de pesquisa, sob a ótica da Educação Popular como prática de pesquisa na internacionalização de pesquisas indígenas entre Brasil e Bolívia. A abordagem qualitativa, os estudos pós-coloniais, a pesquisa-ação, o levantamento documental e o método dialético fundamentam a metodologia. Os resultados parciais que a pedagogia da  Educação Popular fortalece as pesquisas indígenas na pós-graduação; possibilita de circularidade de uma rede de pesquisadores indígenas entre Brasil-Bolívia; fundamenta a construção de uma matriz de ciência indígena no contexto das universidades latino-americanas, discute a necessidade de políticas afirmativas na inclusão de indígenas em cursos de mestrado e doutorado, em razão da sub-representação indígena no sistema de pós-graduação e evidencia os desafios na execução das missões de estudo para internacionalização das pesquisas. 

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Bibliographies de l'auteur-e

Socorro Arantes, UFPI

Maria do Socorro da Silva Arantes, professora doutora em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Coordenadora do Núcleo de Pesquisa NEPEECDES, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP - UFPI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd – UFPI). Temáticas de Interesse: Educação, Educação Popular, Educação Indígena, Educação do Campo, Prática Educativa, Prática Pedagógica, Ciência Descolonial, Pensamento Latino-Americano, Descolonização, Políticas Públicas, Povos Indígenas, Camponeses. América Latina.

Roger Adan Chambi Mayta, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Roger Adan Chambi Mayta, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Atua como pesquisador e consultor jurídico abordando questões relacionadas à crítica jurídica, justiça indígena, estados plurinacionais, direito agroambiental, movimentos políticos indígenas e mídia. Faz parte do Coletivo de Pesquisa de Estudos Latino-Americanos de Barcelona (CELAB). 

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Publié-e

2024-12-13

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ARANTES, S.; MAYTA, R. A. C. Educação Popular como Prática de Pesquisa na Internacionalização da Ciência Indígena (Brasil- Bolívia). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 98–115, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p98-115. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20659. Acesso em: 18 déc. 2024.