Extensão Popular Universitária
a educação popular latino-americana como referencial
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p193-204Palavras-chave:
Extensão Universitária, Educação Popular, Comunidade EducacionalResumo
A extensão popular universitária tem ganhado visibilidade nas ações internas e externas das
universidades latino-americanas, haja vista seu caráter dialógico, crítico e participativo,
passando a considerar os saberes populares e entrelaçando-os com os conhecimentos
científicos e acadêmicos. Desta forma, objetiva-se neste artigo discutir o papel da extensão
popular universitária no âmbito da América Latina, bem como evidenciar novas
possibilidades práticas, embasadas na perspectiva da Educação Popular. Além disso, fez-se,
ainda, a historicização da colonização desta região, salientando os aportes dos movimentos
sociais para determinados períodos históricos. Concernente aos aspectos teórico-
metodológicos, esta pesquisa é de cunho bibliográfico, a qual possui abordagem qualitativa,
tendo como principais autores(as) Gohn (1997), Galeano (2010), Gadotti (2017) e Jara
(2020). Constatou-se, portanto, que estas atividades têm oportunizado diálogos significativos
com a comunidade em geral.
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Atualizado em 15/07/2017