Extensão Popular Universitária

a educação popular latino-americana como referencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p193-204

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Educação Popular, Comunidade Educacional

Resumo

A extensão popular universitária tem ganhado visibilidade nas ações internas e externas das
universidades latino-americanas, haja vista seu caráter dialógico, crítico e participativo,
passando a considerar os saberes populares e entrelaçando-os com os conhecimentos
científicos e acadêmicos. Desta forma, objetiva-se neste artigo discutir o papel da extensão
popular universitária no âmbito da América Latina, bem como evidenciar novas
possibilidades práticas, embasadas na perspectiva da Educação Popular. Além disso, fez-se,
ainda, a historicização da colonização desta região, salientando os aportes dos movimentos
sociais para determinados períodos históricos. Concernente aos aspectos teórico-
metodológicos, esta pesquisa é de cunho bibliográfico, a qual possui abordagem qualitativa,
tendo como principais autores(as) Gohn (1997), Galeano (2010), Gadotti (2017) e Jara
(2020). Constatou-se, portanto, que estas atividades têm oportunizado diálogos significativos
com a comunidade em geral.

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Biografia do Autor

André Luís Nunes dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Especialista em
Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal
do Piauí - UFPI. Graduado
em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - Campus III.
Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
à Docência - PIBID, também foi monitor dos componentes curriculares Tecnologias
na Educação e Educação a Distância. Atualmente, é membro do Grupo de Estudos e
Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais
(GEPEDUPSS/CCHLA/UFPB) e do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas
Educativas na Educação de Jovens e Adultos (GEPPEEJA/CE/UFPB), bem como é
professor efetivo da Educação Básica.

Aline Maria Batista Machado, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associado IV do Curso de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social e em Educação, ambos da UFPB. Possui graduação (2000) e mestrado (2003) em Serviço Social e doutorado em Educação (2009) pela UFPB. Desde 2010 coordena o GEPEDUPSS (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais), o qual desde 2020 tem se articulado nacionalmente com o Grupo de Estudos Freireanos da UERJ (Rio de Janeiro) e com o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação GEPESSE da UNESP (São Paulo).

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-13

Como Citar

NUNES DOS SANTOS, A. L.; BATISTA MACHADO, A. M. Extensão Popular Universitária: a educação popular latino-americana como referencial. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 193–204, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p193-204. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20678. Acesso em: 18 dez. 2024.