Extensão Popular Universitária

a educação popular latino-americana como referencial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p193-204

Palabras clave:

Extensão Universitária, Educação Popular, Comunidade Educacional

Resumen

La extensión universitaria popular ha ganado visibilidad en el accionar interno y externo de
las universidades latinoamericano, dado su carácter dialógico, crítico y participativo, pasando
a considerar el conocimiento popular y entrelazándolo con el conocimiento científico y
académico. Por lo tanto, el objetivo de este artículo es discutir el papel de la extensión
universitaria popular en América Latina, así como resaltar nuevas posibilidades prácticas,
desde la perspectiva de la Educación Popular. Además, se historizó la colonización de esta
región, destacando las contribuciones de los movimientos sociales a ciertos periodos
historicos. En cuanto a los aspectos teórico-metodológicos, esta investigación es de carácter
bibliográfico, que tiene un enfoque cualitativo, siendo los autores principales Gohn (1997),
Galeano (2010), Gadotti (2017) y Jara (2020). Por lo tanto, se encontró que estas actividades
han brindado oportunidades para un diálogo significativo con la comunidad en general.

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Biografía del autor/a

André Luís Nunes dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Especialista em
Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal
do Piauí - UFPI. Graduado
em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - Campus III.
Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
à Docência - PIBID, também foi monitor dos componentes curriculares Tecnologias
na Educação e Educação a Distância. Atualmente, é membro do Grupo de Estudos e
Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais
(GEPEDUPSS/CCHLA/UFPB) e do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas
Educativas na Educação de Jovens e Adultos (GEPPEEJA/CE/UFPB), bem como é
professor efetivo da Educação Básica.

Aline Maria Batista Machado, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associado IV do Curso de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social e em Educação, ambos da UFPB. Possui graduação (2000) e mestrado (2003) em Serviço Social e doutorado em Educação (2009) pela UFPB. Desde 2010 coordena o GEPEDUPSS (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais), o qual desde 2020 tem se articulado nacionalmente com o Grupo de Estudos Freireanos da UERJ (Rio de Janeiro) e com o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação GEPESSE da UNESP (São Paulo).

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Archivos adicionales

Publicado

2024-12-13

Cómo citar

NUNES DOS SANTOS, A. L.; BATISTA MACHADO, A. M. Extensão Popular Universitária: a educação popular latino-americana como referencial. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 193–204, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p193-204. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20678. Acesso em: 18 dic. 2024.