Extensão Popular Universitária

a educação popular latino-americana como referencial

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p193-204

Keywords:

Extensão Universitária, Educação Popular, Comunidade Educacional

Abstract

University popular extension has gained visibility in the internal and external actions of Latin
American universities, given its dialogical, critical and participatory character, starting to
consider popular knowledge and intertwining it with scientific and academic knowledge.
Therefore, the aim of this article is to discuss the role of university popular extension within
Latin America, as well as to highlight new practical possibilities, based on the perspective of
Popular Education. Furthermore, the colonization of this region was historicized, highlighting
the contributions of social movements to certain historical periods. Concerning the
theoretical-methodological aspects, this research is of a bibliographic nature, which has a
qualitative approach, with the main authors being Gohn (1997), Galeano (2010), Gadotti
(2017) and Jara (2020). It was therefore found that these activities have provided
opportunities for significant dialogue with the community in general.

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Author Biographies

André Luís Nunes dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Especialista em
Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal
do Piauí - UFPI. Graduado
em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - Campus III.
Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
à Docência - PIBID, também foi monitor dos componentes curriculares Tecnologias
na Educação e Educação a Distância. Atualmente, é membro do Grupo de Estudos e
Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais
(GEPEDUPSS/CCHLA/UFPB) e do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas
Educativas na Educação de Jovens e Adultos (GEPPEEJA/CE/UFPB), bem como é
professor efetivo da Educação Básica.

Aline Maria Batista Machado, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associado IV do Curso de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social e em Educação, ambos da UFPB. Possui graduação (2000) e mestrado (2003) em Serviço Social e doutorado em Educação (2009) pela UFPB. Desde 2010 coordena o GEPEDUPSS (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais), o qual desde 2020 tem se articulado nacionalmente com o Grupo de Estudos Freireanos da UERJ (Rio de Janeiro) e com o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação GEPESSE da UNESP (São Paulo).

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Published

2024-12-13

How to Cite

NUNES DOS SANTOS, A. L.; BATISTA MACHADO, A. M. Extensão Popular Universitária: a educação popular latino-americana como referencial. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 193–204, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p193-204. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20678. Acesso em: 18 dec. 2024.