Diálogo-Dialético na EJA

parceria entre universidade, movimento popular e escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p255-269

Palavras-chave:

Educação popular, educação de jovens e adultos, pesquisa-ação

Resumo

Este artigo  apresenta alguns dos resultados de pesquisa que buscou analisar e contribuir para o processo de dialogia-dialética entre a Educação Popular e a Educação de Jovens e Adultos em uma Escola Pública  no Distrito Federal, por meio da parceria histórica que se realiza desde 1985 entre o grupo de pesquisa XXX e o Centro XXX.   O trabalho teve como matriz de análise a perspectiva histórico-cultural marxista de desenvolvimento humano presentes em Vigotski e Bakhtin, e de constituição humana e entrelaçamento do “ser de amor-poder-saber” de Autor ( 2011).  Como resultados a investigação indica que a dialogia-dialética é uma conquista que não está dada a priori, é algo a ser construído com o tempo e com muito trabalho. Dialogia-dialética que implica o desarme interior para se colocar em relação com o outro. Desarme que não significa negar a si ou negar os confrontos e embates, mas reconhecer que eu só sou na relação com o outro: Dialogia-dialética que se dá em uma relação tensa, mas fundamentalmente de acolhida e afirmação minha e do outro.

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Biografia do Autor

Julieta Borges Lemes Sobral, Ministério da Educação , MEC

Doutora em Educação. Servidora do Ministério da Educação. Membro, pesquisadora do Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais - GENPEX/FE/UnB.

Renato Hilário dos Reis, Universidade de Brasilia

Doutor em Educação. Professor aposentado da Universidade de Brasília. Membro fundador e pesquisador do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais-GENPEX. 

Maria Clarisse Vieira, UNIVERSIDADE DE BRASILIA

Doutora em Educação. Professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília. Membro  do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Popular e Estudos (GENPEX) e coordenadora do grupo Esperançar: ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO POPULAR, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS  E SUAS DIVERSIDADES.

 

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-13

Como Citar

BORGES LEMES SOBRAL, J.; REIS, R. H. dos; VIEIRA, M. C. Diálogo-Dialético na EJA: parceria entre universidade, movimento popular e escola pública. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 255–269, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p255-269. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20649. Acesso em: 18 dez. 2024.