Diálogo-Dialético na EJA
parceria entre universidade, movimento popular e escola pública
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p255-269Palavras-chave:
Educação popular, educação de jovens e adultos, pesquisa-açãoResumo
Este artigo apresenta alguns dos resultados de pesquisa que buscou analisar e contribuir para o processo de dialogia-dialética entre a Educação Popular e a Educação de Jovens e Adultos em uma Escola Pública no Distrito Federal, por meio da parceria histórica que se realiza desde 1985 entre o grupo de pesquisa XXX e o Centro XXX. O trabalho teve como matriz de análise a perspectiva histórico-cultural marxista de desenvolvimento humano presentes em Vigotski e Bakhtin, e de constituição humana e entrelaçamento do “ser de amor-poder-saber” de Autor ( 2011). Como resultados a investigação indica que a dialogia-dialética é uma conquista que não está dada a priori, é algo a ser construído com o tempo e com muito trabalho. Dialogia-dialética que implica o desarme interior para se colocar em relação com o outro. Desarme que não significa negar a si ou negar os confrontos e embates, mas reconhecer que eu só sou na relação com o outro: Dialogia-dialética que se dá em uma relação tensa, mas fundamentalmente de acolhida e afirmação minha e do outro.
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Atualizado em 15/07/2017