Cátedras UNESCO

um lugar para a educação popular na universidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p227-238

Palavras-chave:

Educação popular, Cidadania global, Cátedras UNESCO, Democratização do conhecimento, Pedagogia crítica

Resumo

Este artigo investiga o papel político e pedagógico das Cátedras UNESCO na promoção da educação popular e na construção de uma cidadania global crítica, utilizando como exemplo a Cátedra UNESCO de Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental, sediada na Universidade de Caxias do Sul. Argumentando que as cátedras promovem a democratização do conhecimento e a integração entre ensino, pesquisa e extensão, são apresentados exemplos que envolvem parcerias com escolas de educação, sistematizações de experiências indígenas e projetos de extensão transdisciplinares. As conclusões enfatizam o significativo potencial da Cátedra Unesco para transformar universidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

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Biografia do Autor

Carolina Schenatto da Rosa, Universidade de Caxias do Sul

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS com bolsa Doc-Fix FAPERGS/CNPq, com pesquisa vinculada à Cátedra Unesco Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental. Doutora em Educação pela Unisinos. Atua principalmente nos seguintes temas: cidadania global, pedagogia latino-americana, estudos decoloniais e educação popular.

Danilo Streck, Universidade de Caxias do Sul

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS. Doutor em Educação pela Rutgers University (US). Coordenador da Cátedra Unesco Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental. Atua principalmente nos seguintes temas: educação popular, mediações pedagógicas e processos participativos, pedagogia latino-americana, cidadania global e internacionalização da educação.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-13

Como Citar

SCHENATTO DA ROSA, C.; STRECK, D. Cátedras UNESCO: um lugar para a educação popular na universidade?. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 227–238, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p227-238. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20666. Acesso em: 18 dez. 2024.