Cátedras UNESCO
um lugar para a educação popular na universidade?
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p227-238Palavras-chave:
Educação popular, Cidadania global, Cátedras UNESCO, Democratização do conhecimento, Pedagogia críticaResumo
Este artigo investiga o papel político e pedagógico das Cátedras UNESCO na promoção da educação popular e na construção de uma cidadania global crítica, utilizando como exemplo a Cátedra UNESCO de Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental, sediada na Universidade de Caxias do Sul. Argumentando que as cátedras promovem a democratização do conhecimento e a integração entre ensino, pesquisa e extensão, são apresentados exemplos que envolvem parcerias com escolas de educação, sistematizações de experiências indígenas e projetos de extensão transdisciplinares. As conclusões enfatizam o significativo potencial da Cátedra Unesco para transformar universidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
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Atualizado em 15/07/2017