Educación Popular y Formación de Educadoresde Jóvenes y Adultos
desafíos emancipadores
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p309-327Palavras-chave:
educação popular; políticas educacionais; emancipação social; formação de professores.Resumo
O objetivo do trabalho é analisar e refletir sobre a presença e a contribuição da Educação Popular na formação de educadores de jovens e adultos no Brasil. A metodologia baseia-se fundamentalmente na análise documental dos livros e trabalhos publicados nos Seminários Nacionais de Formação de Educadores de Jovens e Adultos realizados no Brasil (2006-2015) e nas entrevistas com coordenadores, organizadores e participantes desses eventos em diálogo com resultados de outras investigações. A presença da Educação Popular é revelada nas obras analisadas nos seminários, bem como outras práticas de formação universitária a partir da experiência dos autores. Os leitores são também incentivados a refletir sobre uma proposta que inclua alguns elementos a ter em conta do ponto de vista teórico, prático e metodológico para a formação de educadores numa perspectiva emancipatória. O desafio concluído é a necessidade de retomar propostas de formação que contribuam para o desmantelamento da descolonização educacional na universidade e particularmente na formação de professores.
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Referências
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Atualizado em 15/07/2017