POPULAR EDUCATION AND TRAINING OF EDUCATORS OF YOUTH AND ADULTS: EMANCIPATORY CHALLENGES.

desafíos emancipadores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p309-327

Keywords:

popular education; educational policies; social emancipation; teacher training.

Abstract

The objective of the work is to analyze and reflect on the presence and contribution of Popular Education in the training of youth and adult educators in Brazil. The methodology is fundamentally based on the documentary analysis of the books and works published on the National Training Seminars for Youth and Adult Educators held in Brazil (2006-2015) and the interviews with coordinators, organizers and participants in these events in dialogue with results of other investigations. The presence of Popular Education is revealed in the works analyzed in the seminars, as well as other university training practices from the experience of the authors. Readers are also encouraged to reflect on a proposal that includes some elements to take into account from a theoretical, practical and methodological point of view for the training of educators from an emancipatory perspective. The challenge concluded is the need to resume training proposals that contribute to dismantling educational decolonization in the university and particularly in teacher training.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Victoria González Peña, Universidad de Camagüey: Camaguey, Camaguey, CU

Profesora (Sociología/Facultad de Ciencias Sociales).

Doctora en Ciencias Pedagógicas (Centro de Estudios de Ciencias de la Educación "Enrique José Varona") Education

Leoncio José Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais(2015). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Esteve como Professor/Investigador Visitante na Universidade Federal de Pernambuco (2002-2003) e na Universidade de Lisboa (bolsa CAPES, 2021-2022). Realizou pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense (bolsa do CNPq, 2006), na Northern Illinois University, em Illinois, Estados Unidos da América (bolsa CAPES, 2012-2013) e na Universidade Federal da Paraíba (2021). Pesquisa e publica na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, abordando a política educacional, a formação docente, a escolarização e a história da educação. 

References

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

ARROYO, Miguel. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES,

Leôncio (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. I seminário. p.17-32, 2006. Disponible en: http://forumeja.org.br/un/files/Formacao_de_educadores_de_jovens_e_adultos_.pdf Acceso en: 19 abr. 2020.

BARRETO, Vera. Formação permanente ou continuada. In: SOARES, Leôncio (org.).Formação de educadores de jovens e adultos. 2006. p. 93-102. Disponible en: http://forumeja.org.br/un/files/Formacao_de_educadores_de_jovens_e_adultos_.pdf Acceso en: 19 abr. 2020.

BATISTA, Arianna; GONZÁLEZ, María Victoria. La resocialización de los adolescentes: una propuesta desde la perspectiva de la Educación Popular. ISBN: 978-959-16-3337-8 (Tesis de Licenciatura en Sociología). Universidad de Camagüey, 2017.

BARBOSA, Eliábia; ALVEZ, Rita. A perspectiva freireana na atividade de monitoria na disciplina de Educação Popular de Jovens e Adultos na UFC: reflexões da militância. In: Folheto de resumes. Formação de Educadores de Jovens e Adultos na perspectiva da Educação Popular. ISBN: 978-85-7993-262-5. Editora COMPACTA, São Paulo, Brasil, p. 85, 2015.

BETTO, Frei. Conferencia: Papel del educador en la formación política de sus alumnos. 9no Congreso Internacional de Educación Superior: Universidad 2014. La Habana, Cuba. 2014. Disponible en: https://es.slideshare.net/slideshow/memorias-del-9-congreso-internacional-educacin-superior-universidad-2014-cuba/31358946. Acceso: 20 de junio. 2023.

BORGES, Liana. Duas experiências em duas redes de formação: aprendizados e desafios. In: SOARES, L. (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. I seminário. p. 141-158, 2006. Disponible en: http://forumeja.org.br/un/files/Formacao_de_educadores_de_jovens_e adultos_.pdf. Acesso em: 19 out. 2021.

BRANDÃO, Carlos. A educação popular e a educação de jovens e adultos: antes e agora. In: MACHADO, Maria Margarida (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. II Seminário. p. 57-72, 2008. Disponible en: http://forumeja.org.br/files/livrosegsemi.pdf .Acceso en: 19 abr. 2020.

----------------------- Educación Popular antes y ahora. Revista del Centro de Educación y Letras de la UNIOESTE, v. 15, n. 1, p. 10-24, 1 sem. 2013.

CANDAU, Vera Maria. (2010). Ideias-força do pensamento de Boaventura Sousa Santos e a educação intercultural. Educação em Revista, v.32, n.01, Belo Horizonte, p. 15-34, 2016, revisado em http://www.scielo.br/pdf/edur/v32n1/en_1982-6621-edur-32-01-00015.pdf.

CARRANO, Paulo. Educação de jovens e adultos (EJA) e Juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da “segunda chance”. In: MACHADO, Maria Margarida (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. II Seminário, p. 103-118, 2008. Disponible en: http://forumeja.org.br/files/livrosegsemi.pdf .Acceso en: 19 abr. 2020.

CORREIO, Paulo Ricardo. A formação de professores a partir do estágio na EJA (I): lições de Freire para uma alfabetização conscientizadora. In: Folheto de resumes. Formação de Educadores de Jovens e Adultos na perspectiva da Educação Popular. ISBN: 978-85-7993-262-5. Editora COMPACTA, São Paulo, Brasil, p. 76, 2015.

CHAVES, Sandramara Matias. Posicionamento da Pró-Reitoria de Graduação da UFG.

In: MACHADO, Maria Margarida (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. II Seminário, p. 73-76, 2008. Disponible en: http://forumeja.org.br/files/livrosegsemi.pdf. Acceso en: 19 abr. 2020.

DALLEPIANE, Julieta Ida. Pedagogo da Educação de Jovens e Adultos: Ousadia e paixão no ensinar e aprender In: SOARES, Leôncio (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. I seminário, p. 71-72, 2006. Disponible en: http://forumeja.org.br/un/files/Formacao_de_educadores_de_jovens_e_adultos_.pdf. Acceso en: 16 jan.2023.

DI PIERRO, Maria Clara. Contribuições do I Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos. In: SOARES, Leôncio (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. I seminário, p. 281-291, 2006. Disponible en: http://forumeja.org.br/un/files/Formacao_de_educadores_de_jovens_e_adultos_.pdf. Acceso en: 19 abr. 2020.

-------------------------------. Balanço e perspectivas da pesquisa sobre formação de educadores/as de jovens e adultos. In: LOCH, Jussara; FERRER, Everton (org.). III Seminário Nacional de Formação de Educadores de EJA, p. 166-177, 2011. Disponible en: http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/3_snf_poa.pdf. Acceso en: 19 abr. 2020.

DOU. Diario Oficial da União. Decreto No. 12.048 de 5 de junho de 2024. Disponible in:www.in.gov.br/web/dou/-/decreto-n-12.048-de-5-de-junho-de-2024-563751664?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaaJ1okH8Ma8ikyk4pS3y-q9qm-3qmTSDvgh3WK6_h7GkHOYCstmUlyYep0_aem_AarzkjgxJ4CskLCAcceso: 06/06/2024.

FÁVERO, Osmar. Formação continuada dos professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos no município do Rio de Janeiro. In: SOARES, Leôncio (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Seminário, p. 103-122, 2006. Disponible en: http://forumeja.org.br/un/files/Formacao_de_educadores_de_jovens_e_adultos_.pdf. Acceso en: 19 abr. 2020.

FERMOSO, Pedro. La diversidad cultural. Multiculturalismo, interculturalismo y educación. In: Antropología de la Educación. Editorial Dykinson. Madrid. ISBN 84-8155-383-2. p. 230-234. 1998.

FREIRE, Paulo. Las perspectivas de la educación. Último reportaje, concedido el 16 de abril a la periodista israelí Ethan Bronstein. Jornal Folha de Sao Paulo, Sección 3, p. 10, 4 mayo 1997.

--------------------. Pedagogía de la esperanza. (Editorial Paz y Tierra. Río de Janeiro ed.) Brasil, 1968.

GERVILLA, Eduardo. Antropología de la Educación. Dykinson. Madrid. ISBN 84-8155-383-21998.

GIROUX, Henry. La universidad secuestrada. Caracas: Ed. Río Orituco, 2008.

GONZÁLEZ, María Victoria. Gestión de la extensión universitaria con enfoque intercultural en condiciones de la universalización de la Educación Superior. (Tesis de doctorado en Educación, no publicada). Universidad de Camagüey, Cuba. 2012.

-----------------------. La contribución de la extensión universitaria a la transformación sociocultural desde la perspectiva de la Educación Popular. ISBN: 978-959-16-2483-3, 2015.

-----------------------. La Educación Popular: una necesidad político- pedagógica en la universidad del siglo XXI. ISBN: 978-959-16-3337-8, 2017.

GONZÁLEZ, María Victoria; SOARES, Leôncio. Contribuciones de la Educación Popular al pensamiento descolonizador. Prácticas pedagógicas en Cuba y Brasil. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 65, p. 670-695, abr/jun. 2020. Disponible en: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26357 Acceso: 16 de jan. 2023.

----------------------------------------------------------------.Seminarios nacionales de formación de educadores de jóvenes y adultos en Brasil de 2006 a 2015: contribuciones y desafíos. In: FREITAS, Marinaide; et.al. Redes rizomáticas de pesquisas em EJA. Diálogos interdisciplinares. Editora Phillos, Academy. Goiania, GO. 2021. Disponible en: https://phillosacademy.com/redes-rizomaticas-de-pesquisas-em-eja Acceso: 16 de jan. 2023.

-------------------------------------------. Formação de Educadores de Jovens e Adultos no Brasil: análise e perspectivas dos Seminários Nacionais. Educar em Revista, Curitiba, v38. 2022. Disponible en: https://revistas.ufpr.br/educar/issue/view/3255 Acceso: 16 de jan. 2023.

JARA, Oscar. ¿Qué democracia tenemos y qué democracia queremos? América Latina en Movimiento, ano 42 (533), p.3-6. Recuperado de http//www.alainet.org/revista/phtml, 2018.

MACHADO, Maria Margarida. Os desafios políticos e pedagógicos da formação de educadores de EJA no Brasil. In: LOCH, Jussara; FERRER, Everton (org.). III Seminário Nacional de Formação de Educadores de EJA, p. 17-32, 2011. Disponible en: http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/3_snf_poa.pdf. Acceso en: 19 abr. 2020.

MATO, Daniel. Interculturalidad y Educación Superior: diversidad de contextos, actores, visiones y propuestas. Revista Nómadas No. 27. Instituto de Educación Superior de América Latina y el Caribe. 2007. Disponible en: http://www.iesalc.unesco.org.ve. Acceso 26 junio de 2011.

NICODEMOS, Alessandra. O legado da Educação Popular como elemento curricular na Formação continuada da Educação de Jovens e Adultos em curso de especialização- a experiência do CESPEB/EJA-UFRJ. In: Folheto de resumes. Formação de Educadores de Jovens e Adultos na perspectiva da Educação Popular. ISBN: 978-85-7993-262-5. Editora COMPACTA, São Paulo, Brasil, p. 62, 2015.

NUNES, Fábio. Reflexões acerca da formação inicial de educadores de EJA: Potencialidades na extensão universitária. In: Folheto de resumes. Formação de Educadores de Jovens e Adultos na perspectiva da Educação Popular. ISBN: 978-85-7993-262-5. Editora COMPACTA, São Paulo, Brasil, p. 81, 2015.

PORCARO, Rosa Cristina. A formação do educador de jovens e adultos no Brasil e os desafios da construção de sua identidade docente. In: LOCH, Jussara; FERRER, Everton (org.). III Seminário Nacional de Formação de Educadores de EJA, p. 33-41, 2011. http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/3_snf_poa.pdf Acceso en: 19 abr. 2020.

PONS, Maikel; GONZÁLEZ, María Victoria. La educación antirracista para el docente universitario cubano. ISBN: 978-959-16-3337-8 (Tesis de maestría en Ciencias de la Educación Superior), 2017.

PONS, M; GONZÁLEZ, MV; FRAGA, L; PILLINER, Y. Educación para las relaciones étnico-raciales en clave popular: Cimarroneando “a lo cubano”. Caderno de Educação, n. 67, e023055, 2023. Disponible in: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25712

RIOS, Rita Cristina. Recorte da experiência do Departamento de Ciências Humanas/Juazeiro (Bahia) no campo da EJA: memórias de formação tecidas no cotidiano dos espaços-tempos. In: SOARES, L. (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. I Seminário, p.83-92, 2006. Disponible en: http://forumeja.org.br/un/files/Formacao_de_educadores_de_jovens_e _adultos_.pdf. Acceso 19 de abril/2020.

RIVAS, Angelica; GONZÁLEZ, María Victoria. Las actividades lúdicas para la integración social del adulto mayor. Revista Ciencia y Deporte. Digital. No.2. Vol.2. ISSN 2223-1773. 2017. Disponible in: http://revistas.reduc.edu.cu/index.php/cienciaydeporte/article/view/2238

RODRÍGUEZ, Deislin; GONZÁLEZ, María Victoria. La responsabilidad social del estudiante universitario, desde la perspectiva de la educación Popular. ISBN: 978-959-16-3337-8 (Tesis de maestría en Ciencias de la Educación Superior), 2017.

SILVA, Marlene. Educação de Jovens e Adultos e as Políticas de escolarização Básica: entre a compensação e a emancipação. In: Folheto de resumes. Formação de Educadores de Jovens e Adultos na perspectiva da Educação Popular. ISBN: 978-85-7993-262-5. Editora COMPACTA, São Paulo, Brasil, p.56, 2015.

SOARES, Leôncio. 30 anos da EJA na UFMG – Extensão, Formação e Pesquisa. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, p. 43-58, 2016. Edição especial.

TCHIMINO, M. Los desafíos de la EP frente a la diversidad y la exclusión. In; PONTUAL, Pedro; et.al. Educación Popular en América Latina: diálogos y perspectivas. CEAAL. Ed, MEC/UNESCO. Brasil, p.129-140, 2005.

TORRES, Alberto. La educación popular. Trayectoria y actualidad. 2. ed. Bogotá: El Búho, 2016.

TÔRRES, Maria Magdalena. Movimentos sociais como lócus de formação de educadores/libertadores/emancipadores de jovens, adultos e idosos trabalhadores. In: Folheto de resumes. Formação de Educadores de Jovens e Adultos na perspectiva da Educação Popular. ISBN: 978-85-7993-262-5. Editora COMPACTA, São Paulo, Brasil, p.75, 2015.

WALSCH, C. Pedagogías decoloniales. Prácticas insurgentes de resistir, (re) existir

y (re) vivir. Tomo I. pdf. (2012)

Published

2024-12-13

How to Cite

GONZÁLEZ PEÑA, M. V.; GOMES SOARES, L. J. POPULAR EDUCATION AND TRAINING OF EDUCATORS OF YOUTH AND ADULTS: EMANCIPATORY CHALLENGES.: desafíos emancipadores. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 309–327, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p309-327. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20681. Acesso em: 18 dec. 2024.