Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Início
Numéro courant
Archives
Comité éditorial
Annonces
Template
À propos
À propos de cette revue
Soumissions
Déclaration de confidentialité
Coordonnées
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 5 No. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Vol. 5 No. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Dossiê
Histórias de vida de educadores/as sociais em pesquisa narrativa (auto)biográfica
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.v5.n13
Publié-e:
2020-06-28
Pré-textuais
Pré-textuais
Comissão Editorial
01-10
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p01-10
Editorial
Editorial
Elizeu Clementino de Souza
11-14
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p11-14
Apresentação do Dossiê
Histórias de vida de educadores/as sociais em pesquisa narrativa (auto)biográfica
Maria Helena Menna Barreto Abrahão, Inês Ferreira de Souza Bragança
16-23
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p16-23
Dossiê
Experiencias pedagógicas de educadores sociales: aportes a la formación técnico-profesional desde la investigación autobiográfica y narrativa
Paula Valeria Dávila, Agustina Argnani
24-39
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p24-39
Les récits de vie et de formation: leurs fonctionnalités en recherches, formations et pratiques sociales
Marie-Christine Josso
40-54
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p40-54
Histórias de vida e formação: suas funcionalidades em pesquisa, formação e práticas sociais
Marie-Christine Josso
40-54
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p40-54
Pour ancrer une politique de recherche en sciences humaines dans les histoires de nouvelles professionnalités socio-éducatives en formation
Gaston Pineau
55-70
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p55-70
Ancoragem de uma política de pesquisa em ciências humanas: histórias das novas profissões sócio-educativas em formação
Gaston Pineau
55-70
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p55-70
Histórias de vida em pesquisa (auto)biográfica: circuito que inclui tempos, lugares e autorregulação da aprendizagem
Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Ana Maragrida da Veiga Simão
71-90
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p71-90
"Oi Iv, como vai? Boa sorte na escola!" notas (auto)biográficas constitutivas da história de vida de um educador
Ivor F. Goodson, Maria Inês Petrucci-Rosa
91-104
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p91-104
Sustaining employability through lifelong learning. a life history approach to employability
Henning Saling Olesen
105-123
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p105-123
Sustentar a empregabilidade mediante a aprendizagem ao longo da vida. Uma abordagem em história de vida para empregabilidade
Henning Saling Olesen
105-123
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p105-123
Aproximações entre pesquisa (auto)biográfica e história da educação
Wolney Honório Filho, Rita Tatiana Cardoso Erbs
124-143
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p124-143
O vivido e o concebido na história da educação brasileira: a biografia intelectual de Sud Mennucci e a formação de professores rurais
Fernando Henrique Tisque dos Santos, Dislane Zerbinatti Moraes
144-164
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p144-164
Narrativas de viagem nos escritos de um educador viajante - Anísio Teixeira: memórias, formação, modelos de educação e saberes
Silmara Fatima Cardoso
165-177
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p165-177
A memória de uma mestra: trilhas de um pensamento pedagógico
Adrianne Ogêda Guedes, Iduina Mont'Alverne Braun Chaves
178-193
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p178-193
Sentidos ao seu viver: Jessy Cherem uma educadora em trânsito (Santa Catarina, 1960-1980)
Susane da Costa Waschinewski, Maria Teresa Santos Cunha
194-209
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p194-209
Recortes literário e biográfico de Monteiro Lobato na defesa da eugenia e do fascismo racial
Regina Maria de Souza, Morena Dolores Patriota da Silva, Cristiane Maria da Silva
210-228
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p210-228
Maria Grasiela Teixeira Barroso: desenvolvimento profissional na enfermagem cearense
Mariza da Costa Pereira, Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Andréa da Costa Silva
229-242
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p229-242
História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a Educação Musical
Delmary Vasconcelos Abreu
243-260
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p243-260
Insubordinação criativa como parte do legado científico de Beatriz Silva D’Ambrosio
Josane Geralda Barbosa, Celi Espasandin Lopes
261-276
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p261-276
Ana Maria Eugênio Da Silva: uma quilombola que venceu o câncer escrevendo e dançando com São Gonçalo
Fernada Ielpo da Cunha, Ana Maria Eugênio da Silva, José Gerardo Vanconcelos
277-293
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p277-293
Memoria colectiva y biografías educativas de alfabetizadores en movimientos sociales
Sandra Mabel Llosa
294-313
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p294-313
Pirilampo, lamparina: lumezinho de mim, céu pintado de história
Rosvita Kolb Bernardes
314-322
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p314-322
Artigos
Magistério em cena: histórias de vida, tramas socioculturais e cotidiano escolar no cinema
Paula Perin Vicentini, Rita de Cassia Gallego
324-344
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p324-344
Encontros potentes produzidos pela investigação com histórias de vida
Valeska Maria Fortes de Oliveira, Tania Micheline Miorando
345-359
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p345-359
Historias de vida y movilidades académicas de imigrantes
José González-Monteagudo, Wilton Carlos Lima da Silva
360-374
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p360-374
Autobiografia e currículo
Hiller Soares Santana
375-388
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p375-388
O discurso político do autorretrato em Oriana Duarte
Ana Carolina Magalhães Salvi
389-402
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p389-402
(Des)epistemologizar a clínica: o reconhecimento de uma ciência guiada pelo pensamento cisgênero
Sofia Ricardo Favero
403-418
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p403-418
Travestis vivendo com Hiv/Aids e seus determinantes sociais: antes e depois do diagnóstico
Angra Dias da Silva Tagliate, Neil Franco
419-435
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p419-435
Trajetória para além do movimento aparente: mobilização, sentido e inclusão escolar
Naiara Chierici Rocha
436-450
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p436-450
Narrativas de mim: memórias dançantes
Ana Cristina Carvalho Pereira
451-466
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p451-466
Instruções aos colaboradores
Instruções aos colaboradores
Comissão Editorial
467-470
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p467-470
Volume completo
Volume Completo
Comissão Editorial
1-470
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p1-470
Langue
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Renseignements
Pour les lecteurs-trices
Pour les auteurs-es
Pour les bibliothécaires