Trajetória para além do movimento aparente: mobilização, sentido e inclusão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p436-450

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Inclusão Escolar, Saber, Mobilização,

Resumo

Este artigo apresenta as minhas experiências formativas como professora de Matemática e as concepções teórico-metodológicas que encontrei nas pesquisas de Mestrado e Doutorado para contribuir na área de estudos sobre o ensino de Matemática e inclusão escolar. As possibilidades e as concepções teóricas compõem a essência da minha trajetória. Busquei trazer à tona os fatos que vivi e, ao estudá-los, à luz da Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot, pude pressupor para a pesquisa de Doutorado que um caminho para promover um ensino em que todos tenham possibilidades e oportunidades de aprender a partir de suas capacidades, sem distinções, é por meio de uma prática educativa mobilizadora pautada nas distintas formas da relação com o saber. No Mestrado, pude concluir que, o ensino colaborativo e a Metodologia de Projetos possibilitam o desenvolvimento de estratégias de ensino de Matemática inclusivas. Na pesquisa de Doutorado (em andamento), busco conhecer por meio de narrativas (auto)biográficas as mobilizações que professoras possuem e suas relações com o saber para ensinar. Portanto, acredito que seja possível compreender os fenômenos relacionados aos sujeitos e suas realidades, e intuir, por meio de suas narrativas, elementos que revelam parte do que mobilizam quando ensinam, ajudando a pensar em uma prática educativa mobilizadora, inclusiva.

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Biografia do Autor

Naiara Chierici Rocha, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista -UNESP (2016), é também licenciada em Matemática pela mesma instituição (2011). Integrante do Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API) e pesquisadora do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES) ambos da UNESP, Campus de Presidente Prudente - SP. Dedica-se ao desenvolvimento de estudos e práticas de ensino na Educação Básica que favoreçam a inclusão escolar de todos os alunos, indistintamente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, ensino colaborativo, estratégias de ensino de Matemática, Metodologia de Projetos e a Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot articulada aos pressupostos de uma educação para todos.

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Publicado

2020-06-28

Como Citar

ROCHA, N. C. Trajetória para além do movimento aparente: mobilização, sentido e inclusão escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 436–450, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p436-450. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5732. Acesso em: 19 nov. 2024.