Les récits de vie et de formation: leurs fonctionnalités en recherches, formations et pratiques sociales

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p40-54

Palavras-chave:

(Auto)biographie, Épistémologie méta-disciplinaire, Sujet connaissant

Resumo

Ce texte présente une tentative de délimiter les contours actuels et les ouvertures possibles de l’usage des (auto)biographie dans les champs de l’éducation, la formation, la santé, le social, les ressources humains en entreprises et cela quelque soient les formes méthodologiques et les façons de donner à voir (les arts inclus) qui seront données par les chercheurs, les auteurs, les professeurs et les formateurs. Les fonctions construites appartiennent aux prémisses d’une épistémologie méta-disciplinaire du sujet connaissant qui reste à construire par les nouvelles générations.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marie-Christine Josso, Universidade de Genebra

Socióloga e antropóloga, professora de doutorado na Universidade de Genebra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Genebra. Desenvolve atividades de pesquisadora com abordagem em experiência formativa, mediante pesquisa-formação, em especial no domínio do sensível em narrativas formadoras, tendo em vista diferentes dimensões, dentre as quais as psicossomáticas, sociais e culturais. Como ponto mais elevado da epistemologia que vem construindo, destaca-se o Paradigma da Existencialidade Singular Plural Evolutiva. Tem livros publicados em diversos países e rica bibliografia publicada no Brasil.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A aventura do diálogo (auto)biográfico: narrativa de si/narrativa do outro como construção epistemo-empírica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; CUNHA, Jorge Luiz; VILLAS BÔAS, Lúcia. (Orgs.). Pesquisa (auto)biográfica: diálogos epistêmico-metodológicos. Curitiba: CRV, 2018a. p. 25- 49.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Do Paradigma Tecnicista à Aventura (Auto)biográfica – Narrativa de uma Pesquisadora em Educação. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A Nova Aventura (Auto)biográfica – Tomo II. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018b. p. 393-340.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Fontes orais, escritas e (áudio)visuais em pesquisa (auto)biográfica: palavra dada, escuta atenta, compreensão cênica. O studium e o punctum possíveis. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ARAÚJO, Mairce da Silva (Orgs.). Pesquisa (Auto)biográfica, Fontes e Questões. Curitiba: CRV, 2014. p.57-77.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (auto) biográfica - tempo, memória e narrativas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (Org.). A Aventura (Auto) Biográfica - Teoria e Empiria. Porto Alegre: ediPUCRS, 2004. p. 201-224.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de auto análise. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BOURDIEU, Pierre. A Ilusão Biográfica. In: Ferreira, Marieta de Moraes; Amado. Janaína (Orgs.). Usos & abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 1996. p. 183-191.

CATANI, Denice Barbara. Ficções teóricas e ficções (auto)biográficas: elementos para uma reflexão sobre ciência e formação no campo educacional. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ARAÚJO, Mairce da Silva (Orgs.). Pesquisa (Auto)biográfica, Fontes e Questões. Curitiba: CRV, 2014. p.27-37.

CATANI Denice Barbara. A autobiografía como saber e a educação como invenção de si. In: SOUZA, Elizeu Clementino; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. ediPUCRS, 2006. p.77-88.

CATANI, Denice Barbara; VICENTINI, Paula: Lugares sociais e inserção profissional: o magistério como modo de vida nas autobiografias de professores. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A Aventura (Auto) Biográfica - Teoria e Empiria. Porto Alegre: ediPUCRS, 2004. p. 267- 291.

FRANÇOIS, Julien François. Une Seconde Vie, Paris: Grasset, 2017.

GOMEZ, Luis. A mestiçagem entre o enraizamento e a transmigração: pensar a narrativa autobiográfica como espaço de encontro. In: SOUZA, Elizeu Clementino; BRAGANÇA. Inês Ferreira de Souza (Orgs.). Memória, Dimensões Sócio-históricas e Trajetórias de Vida. Porto Alegre: ediPUCRS, 2012. p. 173-192.

GOMEZ, Luis. L’écriture performative ou la génétique d’un rapport à l’écriture en recherche à la première personne. In: GALVANI, Pascal. et alii (Orgs.). Recueil de textes méthodologiques de la maîtrise en études des pratiques psychosociales. Québec à Rimouski: Université du Québec. Comité des programmes d’études supérieures en psychosociologie. 2012. p. 101-113.

GOMEZ, Luis. Un ailleurs autobiographique pour écrire la vie. In: GOMEZ, Luis et alii (Orgs). La Vie au cœur des histoires de vie. Québec: Les éditions Ibuntu, 2017. p. 123-145.

JOSSO, Marie-Christine. Les récits de vie et de formation sont-ils une ressource inépuisable? Postface in: SLOWIK, Aneta; RYWALSKI, Patrick; SOUZA, Elizeu Clementino (Orgs.).Approches (auto)biographiques et nouvelles épreuves de transitions. Paris: L’Harmattan, 2019. p. 255 -258.

JOSSO, Marie-Christine. A metanoia: um processo biográfico de mudança de paradigma in: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto et alii (Orgs). A nova aventura (auto)biográfica -Tomo III. ediPUCRS, Porto Alegre: 2017. p. 319-354.

JOSSO, Marie-Christine. Processo autobiográfico do conhecimento da identidade evolutiva singular-plural e o conhecimento da epistemologia existential. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; BARREIRO, Cristhianny Bento (Orgs.). A nova aventura (auto)biográfica -Tomo I. Porto Alegre: ediPUCRS, 2016. p. 59-89.

JOSSO, Marie-Christine. Proceso autobiográfico de (trans)formación identitaria y de conocimiento de sí. Revista Mexicana de investigacion educative, Autobiografía y educación: tradiciones, diálogos y metodologías. Mexico, Número 62, p. 104-120,Volumen XIX, sept 2014. http://www.comie.org.mx/v1/revista/portal.php?idm=es&sec=SC01.

JOSSO, Marie-Christine. Fecundação mútua de metodologias e de saberes em pesquisa-formação experiencial. Observações fenomenológicas de figuras do acompanhamento e novas conceituações. In: PASSEGGI, Maria Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.). Dimensões epistemológicas e metodologias da pesquisa (auto) biográfica - Tomo II. Porto Alegre/Natal/Salvador: ediPUCRS/EDUFRN/EDUNEB - coleção Pesquisa (auto) biográfica: temas transversais, 2012. p. 113-146.

JOSSO, Marie-Christine. Il corpo biografico. Corpo parlato, corpo parlante. In: ANGELI, Franco (Org.). Ma di che corpo parliamo, i saperi incorporati nell’educazione e nella cura, a cura de Ivano Gamelli. Colleziona i territori dell’educazione, Milano: 2012. p. 135 -145.

JOSSO, Marie-Christine. Expériences de vie et formation, Préface de Gaston Pineau, Paris: Ed. L'Harmattan, 2011a.

JOSSO, Marie-Christine. Praxis biográficas y saberes antropológicos: buscando puntos de apoyos favorecedores de una ´evolutividad` singular-plural. Revista Cuestiones Pedagógicas, Univ. de Sevilla, Fac. de Filosofía y Ciencias de la Educación, nº 20, p. 55-68, 2011b.

JOSSO, Marie-Christine. As narrações do corpo nos relatos de vida e suas articulações com os vários níveis de profundidade do cuidar de si. In: VICENTINI, Paula Perin; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.). Sentidos, potencialidades e usos da (auto)biografia. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2010a. p. 171-192. Serie: Artes de viver, conhecer e formar.

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: ediPUCRS, 2010b.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. 3ª ed., São Paulo: PAULUS; Natal: EDUFRN. 2010c.

JOSSO, Marie-Christine. A interculturalidade em questão. In: LECHNER, Elsa (Org). Histórias de vida: olhares interdisciplinares. Porto: Edições Afrontamento, 2009a. p. 25-47.

JOSSO, Marie-Christine. A imaginação e suas formas em ação nos relatos de vida e no trabalho autobiográfico: a perspectiva biográfica com suporte de conscientização das fições verossímeis com valor heurístico que agem em nossas vidas. In: PERES, Lúcia; EGGERT, Edla; KUREK, Deonir Luis. (Orgs). Essas coisas do imaginário...diferentes abordagens sobre narrativas autoformadoras. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Líber livro, 2009b. p 118 – 146.

JOSSO, Marie-Christine. As histórias de vida como territórios simbólicos nos quais se exploram e se descobrem formas e sentidos múltiplos de uma existencialidade evolutiva singular-plural. In: PASSEGGI, Maria Conceição (Org). Tendências da pesquisa (auto) biográfica. São Paulo: Editora Paulus, 2008a. p. 23-50.

JOSSO, Marie-Christine. A realização do ser humano como processo de transformação da consciência - ensinar, acompanhar e aprender: um mesmo desafio para uma vida em ligação. In: TRAVERSINI, Clarice et alii (Orgs). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas. Porto Alegre: ediIPUCRS, 2008b. p. 17-58.

JOSSO, Marie-Christine. As instâncias da expressão do biográfico singular plural. Junção de uma abordagem intelectual à abordagem sensível na busca de doações do corpo biográfico. Prefácio. O sujeito sensível e renovação do eu. São Paulo: Editora Paulus/Centro Universitário São Camilo, 2008c. p. 13-40.

JOSSO, Marie-Christine. A formação na perspectiva biográfica como processo de construção do sujeito e de suas identidades. In: BOIS, Danis; HUMPICH, Marc; JOSSO, Marie-Christine (Orgs). O sujeito na educação e Saúde, desafios na contemporaneidade. São Paulo: Edições Loyola/ Centro Universitário São Camilo, 2007. p. 105-129.

JOSSO, Marie-Christine. Os relatos de histórias de vida como desvelamento dos desafios existenciais da formação e do conhecimento: destinos socioculturais e projetos de vida na invenção de si. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: ediPUCRS, 2006. p. 21-40.

KABUTA, Jean. De la connaissance à l’éveil de soi. Bruxelles/Bern: Peter-Lang. PIE, 2010.

LATHOUD, Ingrid. La migration comme processus de transformation et de construction de soi. In: SLOWIK, Aneta; RYWALSKI, Patrick; SOUZA, Elizeu Clementino (Orgs.). Approches (auto)biographiques et nouvelles épreuves de transitions. Paris: L’Harmattan, 2019. p. 119 -132.

LERAY, Christian; HAMEY-WAROU. O crisol intercultural das histórias de vida dos migrantes. Estudos biográficos de Znaniecki e Thomas para narrativas migrantes em torno de palavreado. In: SLOWIK, Aneta; RYWALSKI, Patrick; SOUZA, Elizeu Clementino (Orgs.). Approches (auto)biographiques et nouvelles épreuves de transitions. Paris: L’Harmattan, 2019. p. 159-170.

MORIN, Edgar. Connaissance de la connaissance. Paris: Le Seuil, coll. "Points", 1986

PASSEGGI, Maria da Conceição. De la “ilusión” a la “conversión” biográfica: un debate sobre el trayecto de Pierre Bourdieu com las Historias de Vida. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BOLÍVAR, Antonio (Orgs.). La Investigación (Auto)Biográfica en Educación: miradas entre Brasil y España. Porto Alegre/Granada: ediPUCRS/Editorial Universidad de Granada, 2014. p. 226-242.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Memoriais auto-bio-gráficos: a arte profissional de tecer uma figura pública de si. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (Orgs.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. São Paulo/Natal: Paulus/EDUFRN, 2008a. p. 27-42.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Mediação biográfica: figuras antropológicas do narrador e do formador. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (Orgs.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. São Paulo/Natal: Paulus/EDUFRN, 2008b. p. 43-59.

PERES, Lúcia Maria Vaz; ASSUNÇÃO, Alexandre Vergínio. A narrativa de si como mestra do autoconhecimento: leituras a partir do imaginário. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.) (Auto)biografia e formação humana. SãoPaulo/Natal: PAULUS/EDUFRN, 2010. p. 139-158.

SANCHES, Roberto. O saber da narração: Paul Ricoeur e Marie-Christine Josso. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.) (Auto)biografia e formação humana. SãoPaulo/Natal: PAULUS/EDUFRN, 2010. p. 109-119.

SCHMUTZ, Catherine. 100 ans après le paysan polonais, comment compte-t-on la migration? In: Aneta; RYWALSKI, Patrick; SOUZA, Elizeu Clementino de (Orgs.). Approches (auto)biographiques et nouvel essai de transitions vitales: ascensions sans précédent pour la vie. Paris: L´ Harmattan, 2019. p. 39-57.

SLOWIK Aneta; RYWALSKI, Patrick; SOUZA, Elizeu Clementino. Approches (auto)biographiques et nouvelles épreuves de transitions. Paris: L’Harmattan, 2019.

SOUSA, Cynthia Pereira. A perpectiva do gênero nos estudos sobre narrativas autobiográficas. In: PASSEGGI, Maria Conceição (Org), Tendências da pesquisa (auto)biográfica. PAULUS/EDUFRN, 2008. p. 317-334.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Maladie chronique et apprentissages biographiques: modes de vie, de résistance et pouvoir d’agir. In: SLOWIK Aneta; RYWALSKI, Patrick; SOUZA, Elizeu Clementino. Approches (auto)biographiques et nouvelles épreuves de transitions. Paris: L’Harmattan, 2019. p. 159-170.

SOUZA, Eliseu Clementino de. Autobiografía como acontecimento: vida, pesquisa e formação. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto et alii (Orgs.). A nova aventura (auto)biográfica - Tomo III, ediPUCRS, Porto Alegre. 2018. p. 107-139.

SOUZA, Elizeu Clementino. Pesquisa narrativa e escrita (auto)biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: ediPUCRS, 2006. p. 135-147.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si, as narrativas de formação e o estágio: reflexões teórico-metodológicas sobre uma abordagem experiencial de formação inicial de professores. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A Aventura (Auto) Biográfica - Teoria e Empiria. Porto Alegre: ediPUCRS, 2004. p. 387-417.

VINCENTINI, Paula Perin; GALLEGO Rita de Cássia. Narrativas de professoras, vozes esquecidas e uma escuta sensível: os dilemas da profissão frente aos novos tempos de ensinar e aprender. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto et alli (Org.). A nova aventura (auto)biográfica -Tomo III, EdiPUCRS, Porto Alegre. 2018. p. 355-383.

Publicado

2020-06-28

Como Citar

JOSSO, M.-C. Les récits de vie et de formation: leurs fonctionnalités en recherches, formations et pratiques sociales. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 40–54, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p40-54. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8419. Acesso em: 21 nov. 2024.