A memória de uma mestra: trilhas de um pensamento pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p178-193

Palavras-chave:

Memória, Narrativa, Ideário Pedagógico, Imaginário

Resumo

Este trabalho apresenta a memória e o ideário pedagógico de uma mestra.  É um estudo da sua trajetória como educadora com vistas a apreender as ideias-força, a forma como elas foram se construindo e se constituindo ao longo do tempo, a presença das questões que circulavam nos diferentes tempos históricos vividos  por ela e a potencialidade de sua atuação. Articulando as questões que a mobilizavam, à sua história profissional e à sua prática pedagógica, foi possível identificar a marca da relação mestre e aprendiz  como a sabedoria e a arte do mestre em se reconhecer no aprendiz, e ainda se reconhecer um aprendiz. O referencial teórico-metodológico se fundamenta na epistemologia da complexidade  e na pesquisa narrativa. Toda a sua obra ressalta a necessidade de agirmos contra a barbárie, convocando a educação a constituir-se como uma promotora da solidariedade, do sentimento de pertença nos estudantes, no exercício da escuta e do diálogo, no acolhimento e no estabelecimento de relações pautadas pelo amor e pelo afeto. Envolvimento num processo formativo que se desenvolve pelo cultivo de almas.

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Biografia do Autor

Adrianne Ogêda Guedes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professora e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Líder do Grupo de Pesquisa Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Trocas, Arte e Sentidos (FRESTAS/CNPq).

Iduina Mont'Alverne Braun Chaves, UFF

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Diretora Geral do Colégio Universitário Geraldo Reis (UFF). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorado Sanduíche na Universidade de Illinois, USA. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Imaginário, Memória, Narrativa e Educação (CIMNE/UFF/CNPq). Pesquisadora Colaboradora do Centre de Recherche em Education de Nantes (CREN), França. Pesquisadora do GRIFARS-UFRN-CNPq.

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Publicado

2020-06-28

Como Citar

GUEDES, A. O.; CHAVES, I. M. B. A memória de uma mestra: trilhas de um pensamento pedagógico. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 178–193, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p178-193. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7517. Acesso em: 10 out. 2024.