Insubordinação criativa como parte do legado científico de Beatriz Silva D’Ambrosio
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p261-276Palavras-chave:
Beatriz Silva D’Ambrosio, Insubordinação criativa, Subversão responsável, Educação MatemáticaResumo
Neste artigo apresentamos um recorte dos estudos de uma tese de doutorado em que estamos construindo a biografia intelectual de Beatriz Silva D’Ambrosio. Apoiada no método biográfico, especialmente nos estudos de Clandinin e Connelly (2011), Dominicé (2014), Dosse (2015), Ferrarotti (2014), Finger e Nóvoa (2014), Lani-Bayle (2008), Passeggi e Clementino (2017) e Pujadas Muñoz (1992), neste artigo é abordado um dos assuntos que constituem parte do legado científico da biografada para a Educação Matemática brasileira: as discussões sobre a insubordinação criativa na prática do professor e do pesquisador. São apresentadas algumas narrativas que elucidam a insubordinação criativa na concepção de Beatriz como um conceito que leva os profissionais a ter sensibilidade para entender o outro e o contexto em que está inserido, honrar o compromisso assumido no exercício das atividades diárias, mobilizar saberes de forma a proteger a integridade dos estudantes e dos espaços formativos, neutralizar os efeitos desumanizadores da autoridade burocrática.
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Referências
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