Insubordinação criativa como parte do legado científico de Beatriz Silva D’Ambrosio

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DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p261-276

Parole chiave:

Beatriz Silva D’Ambrosio, Insubordinação criativa, Subversão responsável, Educação Matemática

Abstract

Neste artigo apresentamos um recorte dos estudos de uma tese de doutorado em que estamos construindo a biografia intelectual de Beatriz Silva D’Ambrosio. Apoiada no método biográfico, especialmente nos estudos de Clandinin e Connelly (2011), Dominicé (2014), Dosse (2015), Ferrarotti (2014), Finger e Nóvoa (2014), Lani-Bayle (2008), Passeggi e Clementino (2017) e Pujadas Muñoz (1992), neste artigo é abordado um dos assuntos que constituem parte do legado científico da biografada para a Educação Matemática brasileira: as discussões sobre a insubordinação criativa na prática do professor e do pesquisador. São apresentadas algumas narrativas que elucidam a insubordinação criativa na concepção de Beatriz como um conceito que leva os profissionais a ter sensibilidade para entender o outro e o contexto em que está inserido, honrar o compromisso assumido no exercício das atividades diárias, mobilizar saberes de forma a proteger a integridade dos estudantes e dos espaços formativos, neutralizar os efeitos desumanizadores da autoridade burocrática.

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Biografie autore

Josane Geralda Barbosa, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática, na Universidade Cruzeiro do Sul. Trabalha no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - campus Ouro Preto, como Técnica em Assuntos Educacionais. Membro do grupo de pesquisa Educação, Trabalho e Sociedade, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Ouro Preto

Celi Espasandin Lopes, Universidade Cruzeiro do Sul/Universidade Cidade de São Paulo

Doutora em Educação. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Estatística (CEPEME). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Matemática (GEPEEM) e do grupo Práticas Pedagógicas na Educação Básica (PRAPEB). 

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2020-06-28

Come citare

BARBOSA, J. G.; LOPES, C. E. Insubordinação criativa como parte do legado científico de Beatriz Silva D’Ambrosio. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 261–276, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p261-276. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7468. Acesso em: 11 mag. 2024.