Autobiografia e currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p375-388

Palavras-chave:

Autobiografia, Método Currere, Currículo, Gênero e Sexualidade

Resumo

Este artigo apresenta algumas considerações a respeito da opção metodológica da autobiografia, utilizada como defesa de tese de doutoramento em Educação, no campo do currículo, inspirada no Método Currere de William Pinar (1996). Discuto aqui, ainda que de forma sintética, a forma utilizada no texto da tese, como uma imitação de texto teatral, bem como apresento as bases do método que subsidiaram a escrita autobiográfica. O artigo considera outras influências, mas enfatiza a perspectiva apresentada pelo método proposto por Pinar como sendo a que foi apropriada efetivamente para a inscrição de minha biográfica na cena curricular.

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Biografia do Autor

Hiller Soares Santana, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Doutor em Educação (Currículo) formado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente do quadro efetivo da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e atualmente Diretor da Escola Especial Municipal (02.09.003) Francisco de Castro.

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Publicado

2020-06-28

Como Citar

SANTANA, H. S. Autobiografia e currículo. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 375–388, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p375-388. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7307. Acesso em: 22 dez. 2024.