"Oi Iv, como vai? Boa sorte na escola!" notas (auto)biográficas constitutivas da história de vida de um educador

Palavras-chave: Narrativa, História de vida, (Auto)biografia

Resumo

O artigo trata de relações entre estórias e histórias de vida, abordando para isso possibilidades de interlocução entre ideias já debatidas sobre aprendizagem narrativa e sobre a experiência benjaminiana. Como empeiria, revisita notas (auto)biográficas de um dos autores, originadas de uma entrevista concedida e publicada em 2015, onde sua infância narrada aponta para um tempo futuro no qual o educador mantém seu senso de propósito de justiça social. A história de vida desse educador, agora configurada em mônadas benjaminianas, possibilita reflexões sobre a natureza da (auto)biografia que se fortalece como ponto de partida no sentido da luta por uma educação que favoreça a valorização de aprendizagens tribais transmutadas em aprendizagens narrativas calcadas em sentimentos, sonhos e compaixão. Com essas considerações, pelo menos duas vertentes teórico-metodológicas que operam com conceitos de narrativas são conjugadas: aquela proposta por Ivor Goodson e aquela advinda da contribuição intelectual de Walter Benjamin. Aproximar tais perspectivas de diferentes origens, mas de propósitos convergentes, configura-se numa fecunda oportunidade de pensar a educação como forma de resistência e transformação num mundo marcado pela desigualdade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivor F. Goodson, University of Brighton - U.K.
Trabalha na Guerrand-Hermès Foudation for Peace em Brighton – U.K. Desenvolve pesquisas e estudos, há cerca de 40 anos, sobre questões importantes e cruciais do campo da Educação, em termos de políticas educacionais, estudos históricos das disciplinas escolares, teorias narrativas, estudos de história de vida, profissionalismo e carreira docente (www.ivorgoodson.com).  Já trabalhou em instituições de pesquisa educacional em vários países como EUA, Canadá, Estônia, entre outros, além da Inglaterra.
Maria Inês Petrucci-Rosa, Universidade Estadual de Campinas
Livre-Docente em Educação Escolar, é professora Associada no Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Atua nos Programas de Pós Graduação em Educação e Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, desenvolvendo pesquisas com temáticas relacionadas a narrativa, currículo, políticas curriculares e histórias de vida. Coordena o Grupo de Estudos de Práticas Curriculares e Narrativas Docentes (www.geprana.com) e é bolsista Produtividade CNPq, nível 2.
Publicado
2020-06-28
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1366
  • PDF downloads: 898
Como Citar
GOODSON, I. F.; PETRUCCI-ROSA, M. I. "Oi Iv, como vai? Boa sorte na escola!" notas (auto)biográficas constitutivas da história de vida de um educador. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 13, p. 91-104, 28 jun. 2020.