Narrativas de mim: memórias dançantes
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p451-466Palavras-chave:
Narrativas, Dança, Artista-professora-pesquisadora, Percurso formativoResumo
A partir de uma perspectiva autobiográfica este artigo reflete sobre o percurso formativo de uma artista-professora-pesquisadora de Dança desde o ensino não-formal até o ensino superior. Ligando o passado, o presente e o futuro, narra fragmentos de experiências estéticas desde a infância até a atuação profissional numa universidade pública, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. É uma construção biográfica de alguém que atende o chamado da Arte significando assumi-la em todas as suas dimensões, e em todas as relações que esta poderia propiciar e que se cruzam entre momentos vividos na infância, na prática artística, na docência e na investigação. O texto apresenta a (re)significação das imagens, lembranças, recordações a partir do referencial teórico de autores como Delory-Momberger (2006, 2012), Josso (2004) e Vianna (1990). Conclui-se que pela singularidade desta história de vida, acessos a formações, acervos culturais e atuação artística criaram um repertório e um modo próprio de ser docente na área da Dança.
Downloads
Referências
DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 359-371, maio/ago. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022006000200 Acessado em: 11 jan. 20120.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 523-740, set./dez, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n51/02.pdf Acessado em: 11 jan. 20120.
DELORY-MOMBERGER, Christine. A condição biográfica: Ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal: UFRN, 2012a.
JOSSO, Mari-Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.
VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Siciliano, 1990.