Narrativas de mim: memórias dançantes

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p451-466

Mots-clés :

Narrativas, Dança, Artista-professora-pesquisadora, Percurso formativo

Résumé

A partir de uma perspectiva autobiográfica este artigo reflete sobre o percurso formativo de uma artista-professora-pesquisadora de Dança desde o ensino não-formal até o ensino superior. Ligando o passado, o presente e o futuro, narra fragmentos de experiências estéticas desde a infância até a atuação profissional numa universidade pública, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. É uma construção biográfica de alguém que atende o chamado da Arte significando assumi-la em todas as suas dimensões, e em todas as relações que esta poderia propiciar e que se cruzam entre momentos vividos na infância, na prática artística, na docência e na investigação. O texto apresenta a (re)significação das imagens, lembranças, recordações a partir do referencial teórico de autores como Delory-Momberger (2006, 2012), Josso (2004) e Vianna (1990). Conclui-se que pela singularidade desta história de vida, acessos a formações, acervos culturais e atuação artística criaram um repertório e um modo próprio de ser docente na área da Dança.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ana Cristina Carvalho Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora associada da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atuando no curso da Graduação de Licenciatura em Dança, no Programa de Pós-Graduação em Artes e no Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES). É doutora pela UFMG com foco em Processamento da Linguagem (gesto e cognição) (2010), mestre em Educação Tecnológica (Linguagem e Cognição) pelo CEFET-MG (2005), especialista em Arte Educação pela PUC-MG (2003) e possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UNI-BH (2001). Na Escola de Belas Artes/UFMG coordena o Grupo de Pesquisa Laboratório GESTOLab (credenciado pelo CNPq), os projetos de Extensão Linguagem Corporal na Educação Infantil e Profissionalização da Dança. Artista da Dança. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, linguagem corporal e cognição, ensino de dança e educação infantil.

Références

DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 359-371, maio/ago. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022006000200 Acessado em: 11 jan. 20120.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 523-740, set./dez, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n51/02.pdf Acessado em: 11 jan. 20120.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A condição biográfica: Ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal: UFRN, 2012a.

JOSSO, Mari-Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.

VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Siciliano, 1990.

Téléchargements

Publié-e

2020-06-28

Comment citer

PEREIRA, A. C. C. Narrativas de mim: memórias dançantes. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 451–466, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p451-466. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7311. Acesso em: 2 juill. 2024.