Aproximações entre pesquisa (auto)biográfica e história da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p124-143

Palavras-chave:

Pesquisa (auto)biográfica. História da Educação. Formação.

Resumo

O objetivo deste texto é mostrar as aproximações entre pesquisa (auto)biográfica e história da educação. Este texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica, bem como de reflexões dos autores, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão (PPGEDUC/UFG/RC), na linha de pesquisa Políticas Educacionais, História da Educação e Pesquisa (Auto)biográfica. Como resultado, constatamos que há tanto aproximações quanto distanciamento entre as práticas de pesquisa (auto)biográfica e história da educação. Distanciam-se quando em pesquisa (auto)biográfica a produção de corpus da pesquisa visa também à formação do sujeito narrador. Aproximam-se de formas múltiplas, especialmente ao trabalharem com memórias possíveis em contextos históricos.

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Biografia do Autor

Wolney Honório Filho, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Doutor em História pela Universidade Católica de São Paulo e Professor da Unidade Acadêmica Especial de Educação − Universidade Federal de Goiás − Regional Catalão. Docente do Programa de Mestrado em Educação e do Curso de Pedagogia. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Catalão (NEPEDUCA).

Rita Tatiana Cardoso Erbs, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da Unidade Acadêmica Especial de Educação − Universidade Federal de Goiás − Regional Catalão. Integrante Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Catalão (NEPEDUCA).

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Publicado

2020-06-28

Como Citar

HONÓRIO FILHO, W.; ERBS, R. T. C. Aproximações entre pesquisa (auto)biográfica e história da educação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 124–143, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p124-143. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7305. Acesso em: 22 dez. 2024.