Narrativas Visuais de Trajetórias Docentes
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p292-306Palavras-chave:
Formação de professores; pesquisa biográfica; pesquisa narrativa; artes visuais; narrativas visuais.Resumo
Este trabalho tem por objetivo contribuir com o debate a respeito dos usos e formas da autobiografia a partir de nossas experiências com a arte. Nossas reflexões resultam de uma pesquisa que investigou a formação de professores de Artes Visuais em uma perspectiva autobiográfica. Para este artigo nos pautamos pelo seguinte questionamento: de que modo a arte, seus procedimentos, objetos, imagens ou conceitos podem nos ajudar a encontrar novos modos de narrar, perceber e olhar para si? Colocamos foco no trabalho realizado com um grupo de estudantes e professores de Artes. Adotamos como referencial teórico-metodológico a Pesquisa (Auto)biográfica, e utilizamos as narrativas visuais, aliadas às narrativas orais e escritas tradicionalmente utilizadas nesta abordagem, como principal estratégia. Esperamos contribuir com o debate acerca das possibilidades de uso desta abordagem em pesquisas no campo da Arte e da Educação.
Downloads
Referências
CHARRÉU, Leonardo Verde. A cartografia e a artografia como métodos vivos de investigação em arte e em educação artística. Diacrítica, Braga, vol. 33, n. 1, 2019, p. 87-103.
COSTA, Luciano Bedin da. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista Digital do LAV, Santa Maria, UFSM, vol. 7, n. 2, p. 66-77, mai./ago.2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/15111> Acessado em 13/03/20021.
DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010. p. 81-95.
DUARTE JUNIOR, João Francisco. O que é beleza? São Paulo: Brasiliense, 1986.
EGAS, Olga Maria Botelho. Metodologia artística de pesquisa baseada em fotografia: a potência das imagens fotográficas na pesquisa em educação. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 24, 2015, Santa Maria. Anais… Santa Maria: ANPAP, 2015. p. 3434-3449. Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s8/olga_egas.pdf> Acessado em 13/03/20021.
GUIMARAES, Mariana. Bordadura como linguagem de experiências, afeto, vínculo e liberdade. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Compartilhamentos na arte: redes e conexões, 24. 2015, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria, RS: ANPAP, 2015. p.4067-4082. Disponível em:
<http://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s12/mariana_guimaraes.pdf> Acessado em 13/03/20021.
HERNÁNDEZ, Fernando. A construção da subjetividade docente como base para uma proposta de formação inicial de professores de artes visuais. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; HERNÁNDEZ, Fernando (Org.). A formação do professor e o ensino das artes visuais. Santa Maria: Ed. UFSM, 2005. p. 21-42.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
______. Histórias de vida e formação: suas funcionalidades em pesquisa, formação e práticas sociais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 13, p. 40-54, 28 jun. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8423. Acessado em 13/03/20021.
MARIN-VIADEL, Ricardo. Las teorías educativas también se hacen com imágenes: pesquisa baseada em artes visuais. In: MARTINS, Mirian Celeste; BONCI, Estela; MOMOLI, Daniel (org.). Formação de educadores: modos de pensar e provocar encontros com a arte e mediação cultural. São Paulo: Terracota Editora, 2018. p. 131-144.
MARIN-VIADEL, Ricardo; ROLDÁN, Joaquín. Metodologías artísticas de investigación em educación. Málaga: Ediciones Aljibe, 2012.
MARTINS, Raimundo. Metodologias visuais. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 83-95.
OLIVEIRA, Valeska Fortes. Implicar-se... implicando com professores: tentando produzir sentidos na investigação/formação. In: SOUZA, Elizeu Clementino de (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 47-57.
VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. Campinas, Autores Associados, 2005.