Abordagem biográfica: a dimensão da vida presente nos enunciados de pesquisa em educação

Autores

  • Ruslane Marcelino de Mello Campos Novais Universidade Federal do Espírito Santo
  • Valdete Côco Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p517-531

Palavras-chave:

Pesquisa biográfica, Pesquisa narrativa, Formação continuada, Educação Infantil.

Resumo

O presente artigo desenvolve reflexões sobre aspectos teórico-metodológicos da abordagem biográfica na educação, apresentando o delineamento metodológico elaborado para uma pesquisa narrativa no campo da formação continuada, que se desenvolve no contexto da educação infantil. O intuito deste estudo é refletir acerca dos enunciados que evidenciam os modos como os sujeitos atribuem sentidos à articulação entre vida e formação, em suas narrativas, identificando as marcas da dimensão biográfica imbricadas à dimensão formativa. Como resultados, evidencia-se explicitamente a articulação entre o eu pessoal e o profissional, reivindicando oportunidades para o diálogo sobre a formação continuada e a sua atuação docente.

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Biografia do Autor

Ruslane Marcelino de Mello Campos Novais, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Possui graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE COLATINA (1998) e graduação em ARTES VISUAIS pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Tem experiência como professora em turmas de Educação Infantil e Alfabetização e na FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Atua como professora do curso de Pedagogia e em alguns cursos de Pós Graduação na FACULDADE CASTELO BRANCO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INFANTIL.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professora no Departamento de Linguagens Cultura e Educação (DLCE) e no Programa de Pós-Graduação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE). Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET): Projeto Educação (2010 - 2016). Coordenadora do GT07: Educação de crianças de 0 a 6 anos, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) (2016-2019). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Linguagens e Educação Infantil.

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Publicado

2018-09-14

Como Citar

NOVAIS, R. M. de M. C.; CÔCO, V. Abordagem biográfica: a dimensão da vida presente nos enunciados de pesquisa em educação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 517–531, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p517-531. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4352. Acesso em: 22 dez. 2024.