Abordagem biográfica: a dimensão da vida presente nos enunciados de pesquisa em educação
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p517-531Parole chiave:
Pesquisa biográfica, Pesquisa narrativa, Formação continuada, Educação Infantil.Abstract
O presente artigo desenvolve reflexões sobre aspectos teórico-metodológicos da abordagem biográfica na educação, apresentando o delineamento metodológico elaborado para uma pesquisa narrativa no campo da formação continuada, que se desenvolve no contexto da educação infantil. O intuito deste estudo é refletir acerca dos enunciados que evidenciam os modos como os sujeitos atribuem sentidos à articulação entre vida e formação, em suas narrativas, identificando as marcas da dimensão biográfica imbricadas à dimensão formativa. Como resultados, evidencia-se explicitamente a articulação entre o eu pessoal e o profissional, reivindicando oportunidades para o diálogo sobre a formação continuada e a sua atuação docente.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC, 2006.
BAKHTIN, Mikhail Mikailovich. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 2. ed. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.
BOSI, Ecléia. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
CÔCO, Valdete. A configuração do trabalho docente na educação Infantil. UFES/Brasil. 2010. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/118>. Acesso em: 15 set. 2016.
DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 1, n. 1, p. 133-147, jan./abr. 2016. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526/1711>. Acesso em: 20 dez. 2017.
FERRAROTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias. (Orgs.). O método (auto) biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 31-57.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, n. 16, p. 20-39, 2002.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/files/2008/09/a_tranfor2.pdf>. Acesso em: 02 mar. 2017.
LINHARES, Célia. Pesquisas Educacionais podem romper com profecias de nascimento? Memórias e projetos do magistério no Brasil. In: TRINDADE, Vítor; FAZENDA, Ivani; LINHARES, Célia. (Orgs.). Os lugares dos sujeitos na pesquisa educacional. 2. ed. Campo Grande: Ed. UFMS, 2001. p. 22-43.
LINHARES, Célia. Cotidiano e formação de professores. Brasília, DF: EDUA, 2011.
MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, UFPB, v. 23, n. 1, p. 98-106, jan./jun., 2014. Disponível em: <http://www.okara.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/viewFile/18338/11399>. Acessado em: 02 mar. 2017.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: EDUCA, 2002.
SOUZA, Elizeu Clementino de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, UFRN, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan./abr. 2006. Disponível em: <http://revistaeduquestao.educ.ufrn.br/pdfs/v25n11.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2017.
SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, Antônio Dias; HETKOWSKI, Tânia Maria. (Orgs.). Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007. Disponível em: <http://books.scielo.org>. Acesso em: 10 jun. 2017.