Abordagem biográfica: a dimensão da vida presente nos enunciados de pesquisa em educação

Autores/as

  • Ruslane Marcelino de Mello Campos Novais Universidade Federal do Espírito Santo
  • Valdete Côco Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p517-531

Palabras clave:

Pesquisa biográfica, Pesquisa narrativa, Formação continuada, Educação Infantil.

Resumen

O presente artigo desenvolve reflexões sobre aspectos teórico-metodológicos da abordagem biográfica na educação, apresentando o delineamento metodológico elaborado para uma pesquisa narrativa no campo da formação continuada, que se desenvolve no contexto da educação infantil. O intuito deste estudo é refletir acerca dos enunciados que evidenciam os modos como os sujeitos atribuem sentidos à articulação entre vida e formação, em suas narrativas, identificando as marcas da dimensão biográfica imbricadas à dimensão formativa. Como resultados, evidencia-se explicitamente a articulação entre o eu pessoal e o profissional, reivindicando oportunidades para o diálogo sobre a formação continuada e a sua atuação docente.

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Biografía del autor/a

Ruslane Marcelino de Mello Campos Novais, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Possui graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE COLATINA (1998) e graduação em ARTES VISUAIS pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Tem experiência como professora em turmas de Educação Infantil e Alfabetização e na FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Atua como professora do curso de Pedagogia e em alguns cursos de Pós Graduação na FACULDADE CASTELO BRANCO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INFANTIL.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professora no Departamento de Linguagens Cultura e Educação (DLCE) e no Programa de Pós-Graduação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE). Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET): Projeto Educação (2010 - 2016). Coordenadora do GT07: Educação de crianças de 0 a 6 anos, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) (2016-2019). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Linguagens e Educação Infantil.

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Publicado

2018-09-14

Cómo citar

NOVAIS, R. M. de M. C.; CÔCO, V. Abordagem biográfica: a dimensão da vida presente nos enunciados de pesquisa em educação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 517–531, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p517-531. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4352. Acesso em: 7 jul. 2024.