v. 7 n. 22 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica

					Visualizar v. 7 n. 22 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica

Dossiê

Escrita de si na escrita epistolar

Publicado: 2022-12-23

Pré-textuais

Editorial

Apresentação do Dossiê

  • Escrita de si na escrita epistolar

    Ana Chrystina Mignot, Inês de Almeida Rocha
    617-625
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p617-625

Dossiê

  • Escritura epistolar y autobiografía: confrontación desde la teoría de los géneros discursivos

    José Ignacio Monteagudo Robledo
    626-641
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p626-641
  • Educação nas cartas: a construção de um objeto de pesquisa

    Jaqueline Vieira de Aguiar
    642-657
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p642-657
  • A escrita de si de Dom José Maria Pires: entre cartas pastorais e homilias (1975-1980)

    Maria da Graça da Cruz Barbosa, Felipe Cavalcanti Ivo, Maria Elizete Guimarães Carvalho
    658-676
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p658-676
  • Cartas do barítono Raimundo Pereira: potencialidades da escrita epistolar como fonte em estudos biográficos

    Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Marcia Pereira de Oliveira
    677-691
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p677-691
  • “Uma modestíssima e escondidíssima admiradora”: cartas de Liddy Mignone para Mário de Andrade

    Inês de Almeida Rocha
    692-707
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p692-707
  • Fragmentos de la vida musical de Arturo Berutti recogidos de sus epístolas

    Fátima Graciela Musri
    708-717
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p708-717
  • O “drama em gente” de Fernando Pessoa, das cartas de amor às cartas astrais

    Antonio Leandro Barros
    719-737
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p719-737
  • “Peço perdoar os borrões”: marcas da escolarização em cartas de amor

    Aline Pereira Castro de Carvalho, Ana Chrystina Mignot
    738-754
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p738-754
  • Capítulos da história de uma família registrados em cartas

    Alan José Alcântara Figueiredo
    755-768
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p755-768
  • “Favor entregar”: trajetória de uma carta, sua imagem e narrativa de vida e morte

    Jossier Sales Boleão
    769-781
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p769-781
  • Querida Ruth: correspondência de Moema Toscano a Ruth de Menezes Karam

    Eliane Peres, Simone Menezes Karam
    782-798
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p782-798
  • Cecília e Alfonso: educação e intercâmbio cultural em diálogos epistolares Brasil-México (1930-1936)

    Jussara Santos Pimenta
    799-814
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p799-814
  • “La atenta carta”: a troca epistolar entre Lourenço Filho e Jaime Torres Bodet no espaço Brasil-México (1940-1950)

    Rony Rei do Nascimento Silva , Ana Clara Bortoleto Nery, Ilka Miglio de Mesquita
    815-831
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p815-831
  • Escritas de si e representações de imigrantes poloneses sobre Santa Catarina em cartas enviadas à Polônia (1890/1891)

    Méri Frotscher, Geovana Carolina de Lima
    832-846
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p832-846
  • Sob o olhar de um baudad brasileiro: escritas de si nas cartas de viagem de João Ribeiro

    Shayenne Schneider Silvar
    847-868
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p847-868
  • Cartas narrativas sobre cotidianos escolares: movimentos de palavras faladas e palavras escritas

    Débora Medeiros do Amaral, Aline Dorneles
    869-884
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p869-884
  • Cartas-relatórios em um estágio supervisionado em psicologia escolar no contexto pandêmico

    Ladislau Ribeiro do Nascimento
    885-896
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p885-896
  • Cartas como dispositivo de formação: experiências de estagiários de música na pandemia

    Tamar Genz Gaulke
    897-916
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p897-916

Artigos

  • "Devenir étudiant": clivage entre les savoirs et référentialité dans les dispositifs de formation d’adultes à l’université

    Jérôme Mbiatong
    918-932
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p918-932
  • “Cicatrizes que me trazem felicidade”: memórias do brincar e formação inicial

    Rosianny Campos Berto, Lucas Borges Soeiro, Ledimara de Rezende Santos
    933-949
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p933-949
  • Narrativas de experiências de saberes e uso de tecnologias na educação física escolar

    Elisabete dos Santos Freire, Willian Lazaretti da Conceição, Allyson Carvalho de Araújo, Cibele Câmara da Silva, Rafael de Gois Tinôco, Antonio Jansen Fernandes da Silva, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto
    950-965
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p950-965
  • Pesquisas educacionais com fontes biográficas e (auto)biográficas na RBPAB

    Erica Alves Barbosa, Natalia Maria de Araújo, Rosa Maria Moraes Anunciato
    966-982
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p966-982

Instruções aos colaboradores

Pareceristas 2022

Volume completo

  • Volume Completo v. 7, n. 22

    Comissão Editorial
    604-990
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p604-990