Narrativas de experiências de saberes e uso de tecnologias na educação física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p950-965

Palavras-chave:

Narrativas. Relação com o saber. Formação de professores(as). Colaboração. Tecnologia Educacional.

Resumo

Este artigo aborda os desafios da pandemia no Brasil, problematizando as estratégias e os dilemas de professores-pesquisadores de educação física no combate à covid-19 (SARS-CoV2). O objetivo deste artigo é analisar as experiências pedagógicas de professores-pesquisadores de escolas públicas em dois estados brasileiros: Pará e São Paulo, a fim de discutir as implicações para educação física escolar como combate à pandemia via isolamento social. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, que utiliza narrativas. Não será possível agir socialmente sem tomar partido, sem fazer escolhas; e essas escolhas estão ancoradas em um sistema de valores socialmente construído. A ação humana deve ser consciente. É necessário o reconhecimento da importância da tomada de consciência por parte dos(as) professores(as). Educar é um ato político e não pode ser neutro justamente por se apresentar como a ação do ser humano sobre o mundo. Portanto, refletir sobre os valores que nos guiam é fundamental. Na realidade atual, diante de um problema de saúde que interfere no modo de vida coletivo e na adoção de um determinado sistema de valores, a educação deve ter papel fundamental na criação de oportunidades de reflexão sobre valores e suas reformulações.

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Biografia do Autor

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Educação Física, pela Universidade São Judas Tadeu. Professora assistente no curso de Educação Física e na Pós-graduação em Educação Física.

Willian Lazaretti da Conceição, Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Nova de Lisboa. Professor adjunto no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará.

Allyson Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-doutor Professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor permanente do Programa Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF-UFRN) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede (PROEF-Pólo Natal). Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM). Grupo de estudos e pesquisa em Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC)

Cibele Câmara da Silva, Professora na Rede Municipal de Educação da Cidade do Natal

Mestra pelo programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora na Rede Municipal de Educação da Cidade do Natal, onde atua como assessora pedagógica de Educação Física no departamento de ensino fundamental.

Rafael de Gois Tinôco, Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU) - Natal/RN e do Centro Universitário Facex (UNIFACEX)

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2017). Professor do curso de Educação Física da Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU) - Natal/RN e do Centro Universitário Facex (UNIFACEX) - Natal/RN, além de ser professor efetivo da Rede Estadual de Ensino (RN). Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento - GEPEC. Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia – LEFEM

Antonio Jansen Fernandes da Silva, Professor da Rede de Ensino Municipal de Fortaleza- SME da Rede de Ensino Estadual do Ceará - SEDUC

Mestre em Educação Física Escolar, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Professor da Rede de Ensino Municipal de Fortaleza- SME da Rede de Ensino Estadual do Ceará - SEDUC

Luciana Venâncio, Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (IEFEs-UFC)

Doutora em Educação, pela Universidade Estadual Paulista. Pós-doutora em Educação, pela Universidade Federal de Sergipe. Professora Adjunta no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (IEFEs-UFC)

Luiz Sanches Neto, Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (IEFEs-UFC)

Doutor em Pedagogia da Motricidade Humana e Pós-doutor em Educação, pela Universidade Estadual Paulista. Professor Adjunto do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (IEFEs-UFC).

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

FREIRE, E. dos S.; CONCEIÇÃO, W. L. da; ARAÚJO, A. C. de; SILVA, C. C. da; TINÔCO, R. de G.; SILVA, A. J. F. da; VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, L. Narrativas de experiências de saberes e uso de tecnologias na educação física escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 22, p. 950–965, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p950-965. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9288. Acesso em: 22 dez. 2024.