Narrativas de experiências de saberes e uso de tecnologias na educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p950-965Keywords:
Narrativas. Relação com o saber. Formação de professores(as). Colaboração. Tecnologia Educacional.Abstract
Este artigo aborda os desafios da pandemia no Brasil, problematizando as estratégias e os dilemas de professores-pesquisadores de educação física no combate à covid-19 (SARS-CoV2). O objetivo deste artigo é analisar as experiências pedagógicas de professores-pesquisadores de escolas públicas em dois estados brasileiros: Pará e São Paulo, a fim de discutir as implicações para educação física escolar como combate à pandemia via isolamento social. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, que utiliza narrativas. Não será possível agir socialmente sem tomar partido, sem fazer escolhas; e essas escolhas estão ancoradas em um sistema de valores socialmente construído. A ação humana deve ser consciente. É necessário o reconhecimento da importância da tomada de consciência por parte dos(as) professores(as). Educar é um ato político e não pode ser neutro justamente por se apresentar como a ação do ser humano sobre o mundo. Portanto, refletir sobre os valores que nos guiam é fundamental. Na realidade atual, diante de um problema de saúde que interfere no modo de vida coletivo e na adoção de um determinado sistema de valores, a educação deve ter papel fundamental na criação de oportunidades de reflexão sobre valores e suas reformulações.
Downloads
References
ARMOUR, Kathleen (Org.). Pedagogical Cases in Physical Education and Youth Sport. Oxon: Routledge, 2014.
BETTI, Mauro; KNIJNIK, Jorge D.; VENANCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. In search of the autonomous and critical individual: a philosophical and pedagogical analysis of the physical education curriculum of São Paulo (Brazil). Physical Education and Sport Pedagogy, v. 20, p. 427-442, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17408989.2014.882891?tab=permissions&scroll=top Acesso em 01 jun. 2020.
BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani L.; VANZIN, Tarcísio. As tecnologias de informação e comunicação na rede municipal de ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física). LINHAS, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 56 – 75, jul. / dez. 2008.
BORGES, Cecília Maria Ferreira; SANCHES-NETO, Luiz. Compartilhando a análise de práticas pedagógicas na educação física: perspectivas colaborativas. Instrumento, v. 16, n. 2, pp. 231-248, jul./dez. 2014.
BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 01 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Brasília, DF, abr. 2020. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=600&pagina=1&data=01/04/2020&totalArquivos=1>. Acesso em: 19 jun. 2020.
CHARLOT, Bernard. A questão antropológica na Educação quando o tempo da barbárie está de volta. Educ. rev., Curitiba, v. 35, n. 73, p. 161-180, fev. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000100161&lng=en&nrm=iso Acesso em 05 jul. 2020.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
EUROPEAN CENTRE FOR DISEASE PREVENTION AND CONTROL. Considerations relating to social distancing measures in response to the covid-19 epidemic, mar. 2020, pp. 1-12.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1970.
INGLEHART, Ronald F. Changing Values among Western Publics from 1970 to 2006. West European Politics, v. 31, n.1-2, 130-146, 2008.
INGLEHART, Ronald. Post-Materialism in an Environment of Insecurity. American Political Science Review, v. 75, n.4, 880-900, 1981.
INGLEHART, Ronald. The Silent Revolution in Europe: intergerational Change in Post-Industrial Intergenerational. The American Political Science Review, v. 65, n.4, p. 991-1017, 1971.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
MANTOVANI, Thiago V. L.; FREIRE, Elisabete S.; SANTOS, Daiana M.; SANTOS, Erick D.; MARQUES, Bruna G. O uso das tecnologias como ferramenta educacional nas aulas de educação física. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.6, p.35156-35162, jun, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/11267/9419 Acesso em: 5 de jul. 2020.
MENIN, Maria S. S. Valores na Escola. Educação e Pesquisa, v.28, n.1, p. 91-100, 2002. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ep/v28n1/11657.pdf. Acesso em 25 out. 2009.
NOBRE; Adriano F.; FERNANDES, Otoniel C.; SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana. Reflexões sobre as apropriações dos elementos da teoria da relação com o saber na educação física escolar. Revista De Estudos De Cultura | São Cristóvão (SE), v. 5, n. 14, p. 103-116, mai. Ago., 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revec/article/view/13254 Acesso em 20 jun. 2020.
NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007.
PEREIRA, Cícero; CAMINO, Leoncio; COSTA, Joselí B. Um estudo sobre a integração dos níveis de análise dos sistemas de valores. Psicologia: reflexão e crítica, v.18, n.1, p.16-25, 2005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000100004 Acesso em 15 de jun. 2020.
PINEAU, Gaston. Temporalités en formation: vers de nouveaux synchroniseurs. Paris: Anthropos, 2000.
RICŒUR, Paul. Historia y narratividad. Barcelona: Paidós, 1999.
SOUZA, Elizeu C. de. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. 344 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.
SOUZA, Elizeu C. de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, Antonio D.; HETKOWSKI, Tânia M. (Orgs.). Memória e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 59-74.
THORNBERG, Robert. The lack of professional knowledge in values education. Teacher and Teacher Education, v.24, p.1791-98, 2008. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X0800067X Acesso em 20 de jun. 2020.
TORRES, Aline L.; MOTA, Malbelle M.; FERREIRA, Heraldo S.; FERREIRA, Aline F.; DARIDO, Suraya C. As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza. Educação Temática Digital, v. 18, n. 1, pp. 198-214, abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8640601 Acesso em 5 jul. 2020.
UNESCO. COVID-19 impact on education. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em 20 jul. 2020.
VENÂNCIO, Luciana. Crítica e autocrítica de uma professora-pesquisadora em educação física a partir da narrativa da própria prática de ensinar e aprender. In: TOMMASIELLO, Maria Guiomar Carneiro; MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Selma Garrido; CARVALHO, Luiz Marcelo; FUSARI, José Cerchi. (Orgs.). Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea: constatações, análises e proposições. v. 3. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2012. p. 1-12.
VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na Educação Física escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 04, n. 11, p. 729-750, maio/ago. 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4366/pdf Acesso em 01 de ago. 2020.